Andrés Sanchez é denunciado pelo MP junto de Roberto Gavioli, atual gerente financeiro do Corinthians
Esporte

Andrés Sanchez é denunciado pelo MP junto de Roberto Gavioli, atual gerente financeiro do Corinthians

16/10/2025 | 19:06 Por Redação MZ

O promotor Cássio Roberto Conserino divulgou nessa quarta-feira (15), que o Ministério Público ofereceu denúncias contra o ex-presidente do Andrés Sanchez e o, até então, atual superintendente financeiro Roberto Gavioli por uso indevido do cartão corporativo do clube.

Andrés Navarro Sanches e Roberto Gavioli, respectivamente, ex-presidente do Sport Club Corinthians Paulista e atual gerente financeiro do Sport Club Corinthians Paulista, e na ocasião também gerente financeiro daquela entidade. A denúncia versa sobre possíveis crimes de apropriação indébita agravada, lavagem de dinheiro e falsidade do documento tributário, crime tributário. Há também pedido de constituição do crédito tributário em relação ao senhor Andrés, porque desta postura engendrada e escrita na denúncia resultaram acréscimos patrimoniais ilícitos e é uniforme no direito tributário que não importa a fonte da origem para que seja tributável, são proventos de qualquer natureza que dão aso ao eventual crime tributário, desde que precedido do prévio lançamento tributário da prévia constituição do crédito tributário”, disse o promotor do MP-SP.

A denúncia compreende três crimes:

  • Apropriação indébita;
  • Lavagem de dinheiro;
  • Falsidade de documento tributário.

Andrés foi denunciado por todos, enquanto Gavioli somente nos dois primeiros. .

Gavioli  não se posicionou sobre o caso. Já a defesa de Andrés disse ver com surpresa a denúncia.

“A defesa de Andrés Navarro Sanchez, representada pelo advogado Fernando José da Costa, informa que foi surpreendida com o oferecimento de uma denúncia distribuída em apartado, sem juntada ao procedimento investigatório ao qual possui acesso. O teor da acusação só se tornou conhecido após coletiva de imprensa convocada pelo promotor responsável, que anunciou a denúncia por supostos delitos de apropriação indébita, crimes tributários e lavagem de capitais. A defesa destaca, desde já, a inépcia da peça acusatória e o evidente excesso na imputação, reiterando que a inocência de Andrés será comprovada ao longo do processo, agora presidido pelo imparcial Poder Judiciário”, disse a defesa de Andrés em nota oficial.

Agora, a Justiça irá decidir se aceita ou não a denúncia do MP.

Relembre o caso

 O Corinthians virou alvo do Ministério Público, que vem investigando as passagens dos ex-presidentes Andrés Sanchez (em seu segundo mandato, de 2018 a 2020), Duilio Monteiro Alves (de 2021 a 2023) e Augusto Melo (de janeiro de 2024 a maio de 2025) pelo Parque São Jorge.

Nota do Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista informa que afastou de suas funções nesta quarta-feira (15) – por tempo indeterminado e sem remuneração- o superintendente financeiro do Clube, Roberto Gavioli, para que o mesmo possa defender-se da denúncia oferecida pelo Ministério Público.

O Corinthians esclarece ainda que acompanha com atenção a denúncia envolvendo o ex-presidente Andrés Navarro Sanchez, colocando-se à disposição para fornecimento de documentos e informações necessárias ao Ministério Público e órgão internos do clube como Conselho Deliberativo, CORI (Conselho de Orientação), Conselho Fiscal e Comissão de Ética.

A Diretoria Executiva do Corinthians reforça seu comprometimento na colaboração com as investigações do Ministério Público e dos órgãos internos do clube.

Informações: Meu Timão