Anvisa anuncia anuncio de registro da Spikevax contra a covid-19
Brasil Saúde

Anvisa anuncia anuncio de registro da Spikevax contra a covid-19

06/03/2024 | 23:00 Por Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou hoje, em Brasília, o registro da vacina Spikevax, uma dose monovalente contra a covid-19. Desenvolvida pela empresa Adium S.A. e fabricada pela Moderna, a vacina foi atualizada para oferecer proteção contra a variante XBB 1.5 do vírus, popularmente conhecida como Kraken.

Segundo a Anvisa, esta é a segunda vacina monovalente autorizada pela agência, atualizada para a variante Kraken. A Spikevax é indicada para imunização ativa em crianças a partir de seis meses de idade e em adultos, seguindo diferentes posologias dependendo da faixa etária.

Para crianças de seis meses a quatro anos, que não foram previamente vacinadas ou não têm histórico de infecção por covid-19, são recomendadas duas doses de 0,25 mililitros cada, administradas por via intramuscular, com um intervalo de 28 dias entre elas. Para crianças nesta faixa etária com vacinação prévia ou histórico de infecção, é indicada uma única dose, administrada pelo menos três meses após a última vacinação contra a covid-19.

Para crianças de cinco a 11 anos, assim como para indivíduos com 12 anos ou mais, é recomendada uma única dose de 0,25 mililitros, administrada por via intramuscular. Para adultos com 65 anos ou mais, a dose é de 0,5 mililitros, também administrada por via intramuscular. Além disso, uma dose adicional pode ser administrada após pelo menos três meses da última vacinação contra a covid-19.

O esquema vacinal contra a covid-19, incluindo as duas primeiras doses e o reforço, é realizado com vacinas monovalentes, enquanto as vacinas bivalentes são reservadas para indivíduos que já receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes anteriormente.

 

Com informações: Agência Brasil

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!