O grupo político de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro diz que o mesmo é vítima de violação de direitos humanos e vai recorrer a cortes internacionais. As supostas irregularidades, estariam ocorrendo no âmbito dos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) sob comando de Alexandre de Moraes.
A ação é iniciativa de parlamentares bolsonaristas que vão protocolar petição na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Caberá ao colegiado, então, decidir se há elementos para que o caso seja julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, sediada na Costa Rica. Aliados de Bolsonaro também cogitam recorrer ao Tribunal de Haia.
Outros pontos também são anexados ao processo para serem usados como provas dessa perseguição, como, por exemplo, o suposto excesso de prisões preventivas e a negativa de Moraes de conceder acesso à íntegra das provas, como a delação de Mauro Cid. Também será alegada a prática de fishing expedition, que consistiria na apreensão de celulares e computadores de Bolsonaro e aliados para obter provas não referentes ao fato investigado originalmente.
A Corte Interamericana de Direitos Humanos não pode interferir em decisões do STF. Com isso, a expectativa dos bolsonaristas com a petição é fazer barulho no campo internacional, em estratégia semelhante à adotada por Lula quando foi alvejado pela Lava Jato. No caso do atual presidente, ele acionou o Comitê de Direitos Humanos da ONU, que se manifestou pela parcialidade do juiz Sergio Moro em abril de 2022.
Por essa visão política, o cenário internacional influenciaria o nacional, uma vez que as chances de absolvição no STF seriam praticamente nulas. Contudo, até o momento, não há qualquer sinal de vitória para Bolsonaro em tribunais fora do Brasil.
What’s up, after reading this awesome piece of writing i am also happy to share my familiarity here with mates. зарубежные сериалы в хорошем HD качестве