Após derrota contra o Atlético-MG, Palmeiras vive a pior crise dos últimos anos
Esporte Vitrine

Após derrota contra o Atlético-MG, Palmeiras vive a pior crise dos últimos anos

20/10/2023 | 15:19 Por Redação MZ

O Palmeiras de Abel Ferreira vive sua pior fase desde a chegada da comissão técnica portuguesa ao Brasil, em outubro de 2020. Na noite da última quinta-feira (19), no Allianz Parque, o Verdão caiu por 2 a 0 para o Atlético-MG, chegou ao 6° jogo sem vencer e vê em risco até mesmo uma vaga direta à próxima edição da CONMEBOL Libertadores.

A situação foi admitida por Vítor Castanheira em entrevista coletiva após a derrota para o Galo.

“Vou começar dizendo que não há para onde fugir: estamos na pior fase desde que chegamos aqui ao Palmeiras. Temos que assumir isso. Queríamos muito estar na final da Libertadores, fizemos tudo para estar, mas infelizmente não conseguimos”, disse.

“Claro que uma eliminação na semifinal abala, lógico, e temos sentido isso. É um fato, está visível que a equipe não está com a lucidez e a clarividência que já demonstrou, agora temos que reverter essa situação com trabalho”, seguiu.

Mas, não é apenas a queda na Libertadores que explica o cenário ruim nas alamedas do Allianz Parque. Nos últimos meses, peças consideradas titulares na equipe de Abel Ferreira receberam propostas do futebol europeu e do Oriente Médio e tinham interesse em deixar o Brasil.

No entanto, o clube se blindou das investidas financeiras e houve um “pacto interno” pela conquista da Libertadores para fazer história.

Mas, a eliminação nos pênaltis, somada à frustração dos jogadores de não serem negociados com o futebol internacional, além do distanciamento pela briga do título, impuseram ao elenco um clima de instabilidade, que tem refletido em maus resultados dentro de campo. A última vitória da equipe aconteceu no dia 15 de setembro, por 1 a 0, contra o Goiás.

Outro ponto que tem incomodado parte do elenco é a cobrança da torcida em relação ao diretor de futebol Anderson Barros. Figura próxima dos atletas e apontado por Abel Ferreira constantemente como peça fundamental da engrenagem alviverde, o cartola é constantemente criticado pela demora na busca por reforços ao time.

Barros é uma figura querida internamente pelo plantel, que não tem visto com bons olhos a forte pressão exercida por parte da torcida, tida como “injusta” pelos jogadores. A insatisfação do mau momento do time tem atingido também a comissão técnica, um dos nomes mais abatidos no momento é Abel Ferreira.

O português tem se mostrado “inconformado” com os revezes nas últimas semanas e tem se incomodado com o fato de não conseguir dar um novo rumo ao Palmeiras após a lesão de Dudu apesar de ter apostado em diferentes formações táticas e escalações do meio para frente.

Apesar do cenário de insatisfação geral, Abel Ferreira não pensa em largar o barco. A comissão técnica portuguesa segue comprometida com o Palmeiras, com quem tem contrato até o final de 2024. Internamente, a solução encontrada pelo clube não é diferente da que tem sido externada: trabalho.

O próximo compromisso da equipe paulista acontecerá no domingo (22), diante do Coritiba, no Couto Pereira, às 18h30.

Próximos jogos do Palmeiras

Coritiba (F): 22/10, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão

São Paulo (C): 25/10, 20h (de Brasília) – Brasileirão

Bahia (C): a confirmar – Brasileirão

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!