Política Ponta Grossa

Aprovado- Projeto acaba com cobrança por ar ao invés de água

18/11/2020 | 19:26 Por Notícias Mz Modificado em 18, novembro, 2020 7:26

Ninguém precisa pagar pelo ar que respira. Porém, em Ponta Grossa, todos os municípes têm em sua conta de água contabilizado o ar que ficam nas tubulações e movimentam os ponteiros dos relógios. O fato chega a elevar o valor do consumo de água em até 40% em certos casos. Para por um fim a essa situação, o vereador Ricardo Zampieri (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei 135/2018 dispondo sobre a instalação de equipamentos eliminadores de ar na tubulação do sistema de abastecimento água do Município.

O projeto prevê que a instalação do equipamento possa ser feita pela empresa, pelo consumidor ou por profissionais autônomos. A proposta ainda prevê que os equipamentos instalados sejam patenteados para evitar instalações irregulares.

O texto estabelece que os novos hidrômetros instalados após a aprovação da lei devam já contar com o eliminador de água, sem qualquer custo adicional para o consumidor . “O que não podemos mais aceitar é o consumidor pagar por ar ao invés de água. Esse mesmo eliminador de ar já é permitido em Maringá”, defende Ricardo.

Zampieri tomou a iniciativa de elaborar o projeto após diversas visitas a bairros da cidade. “Constatamos que o fato (ar na canalização) acontece na maioria dos domicílios. Resolvemos acabar com essa injustiça. O consumidor não pode pagar pelo ar, mas apenas pelo consumo da água”, discursa o parlamentar.

O projeto foi discutido na sessão desta quarta-feira, 18, e aprovado por todos os parlamentares presentes (17). O texto volta à segunda votação na segunda-feira, 23.

(Luís Carlos Pimentel)

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!