O ex-atacante da seleção italiana, Salvatore “Totò” Schillaci, faleceu hoje (18), aos 59 anos, após uma longa batalha contra um tumor no cólon. Schillaci estava internado desde o dia 9 de setembro no Hospital Cívico de Palermo, na Sicília, e sua condição de saúde piorou na última terça-feira.
Schillaci ganhou fama internacional durante a Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália, onde foi o artilheiro do torneio com seis gols. Sua brilhante atuação ajudou a Itália a conquistar o terceiro lugar na competição, sendo eliminada nas semifinais pela Argentina, nos pênaltis. O desempenho de Schillaci naquele mundial o colocou em segundo lugar na premiação da Bola de Ouro de 1990, perdendo apenas para o alemão Lothar Matthäus, que liderou a Alemanha Ocidental ao tricampeonato.
Nascido em Palermo, no dia 1º de dezembro de 1964, Schillaci começou sua carreira profissional em 1982 no Messina, onde se destacou antes de se transferir para a Juventus e, posteriormente, para a Inter de Milão. Em 1994, ele tomou a decisão de jogar no Japão, defendendo o Júbilo Iwata.
Após sua aposentadoria, Schillaci fundou uma academia de futebol em sua cidade natal, onde se dedicou a treinar e formar jovens talentos. Além de sua carreira no futebol, ele também participou de diversos programas de televisão e até mesmo reality shows, se mantendo uma figura pública querida na Itália.
imagem: reprodução site O Dia/ Daniel Garcia AFP