Astronauta William Anders, que tirou a icônica foto de ‘Earthrise’, morre em acidente de avião
Mundo Vitrine

Astronauta William Anders, que tirou a icônica foto de ‘Earthrise’, morre em acidente de avião

08/06/2024 | 13:32 Por Redação MZ Modificado em 08, junho, 2024 1:32

William Anders, um dos bravos astronautas que compuseram a tripulação da histórica missão Apollo 8 em 1968, faleceu em um acidente envolvendo uma aeronave no estado de Washington, conforme anunciado por seu filho, Gregory Anders. Ele tinha 90 anos de idade.

“Meu pai nos deixou em um incidente envolvendo uma aeronave nas Ilhas San Juan”, disse Anders à CNN na sexta-feira à noite. “Neste momento, nossa família está profundamente entristecida pela perda desse notável aviador”, acrescentou.

O Gabinete do Xerife do Condado de San Juan emitiu um comunicado à imprensa informando que uma aeronave havia caído na costa da Ilha Jones.

De acordo com o comunicado do gabinete do xerife, o centro de despacho recebeu um relatório inicial por volta das 11h40, horário do Pacífico, indicando que “uma aeronave de modelo mais antigo estava voando de norte a sul e, em seguida, caiu nas águas próximas à extremidade norte da Ilha Jones, afundando logo em seguida”.

Posteriormente, a Guarda Costeira dos Estados Unidos anunciou que o corpo do piloto foi recuperado por uma equipe de mergulhadores após uma busca intensiva, que abrangeu 215 milhas náuticas e envolveu várias agências. As Ilhas San Juan ficam aproximadamente a 145 quilômetros ao norte de Seattle.

William Anders, nascido em 17 de outubro de 1933, em Hong Kong, graduou-se na Academia Naval dos Estados Unidos em 1955. Após sua comissão na Força Aérea dos EUA, ele obteve asas de piloto no ano seguinte, conforme registros da Academia Naval dos EUA.

Durante sua carreira, Anders serviu como piloto de caça em esquadrões de interceptação sob diversas condições climáticas, tanto na Califórnia quanto na Islândia, conforme informações da NASA e da Academia Naval dos EUA.

Mais tarde, enquanto estava no Laboratório de Armas da Força Aérea no Novo México, Anders foi encarregado do gerenciamento de programas de proteção de reatores de energia nuclear e dos efeitos da radiação. Ele foi selecionado como astronauta pela NASA em 1964, servindo como piloto reserva para a missão Gemini 11 em 1966 e para o voo Apollo 11 em 1969. De acordo com dados da NASA, Anders acumulou mais de 6 mil horas de voo.

Junto com seus colegas astronautas Jim Lovell e o comandante da missão Frank Borman, Anders fez história ao embarcar na primeira missão em órbita lunar em dezembro de 1968, na Apollo 8. Durante esse voo, Anders desempenhou o papel de piloto do módulo lunar.

Foi durante essa missão que Anders capturou uma das imagens mais icônicas da história espacial: a “Earthrise” – uma visão deslumbrante da Terra ascendendo sobre a superfície lunar. Esta imagem, que posteriormente foi descrita como “lendária” pela NASA, foi tirada enquanto a tripulação realizava observações geológicas da Lua.

“Viemos até aqui com o propósito de explorar a Lua, mas, mais importante do que isso, descobrimos a Terra”, disse Anders na época.

Em uma entrevista anterior à NASA, Anders descreveu o momento em que capturou a imagem, dizendo: “De repente, olhei pela janela e lá estava esse belo orbe surgindo. Para mim, isso destacou o fato de que a Terra é pequena, delicada e não é o centro do universo”.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!