Atleta de PG representará a cidade na maior competição de Capoeira do mundo
Esporte Mundo Vídeos Vitrine

Atleta de PG representará a cidade na maior competição de Capoeira do mundo

08/03/2024 | 17:12 Por Redação MZ

O atleta Kauê Eduardo Caldeira Alves, de 15 anos, irá representar Ponta Grossa no ‘Volta do Mundo- Bambas’ (VMB), a maior competição de Capoeira do mundo. A disputa será realizada no dia 20 de abril, em São Paulo. O jovem é detentor de diversos títulos nacionais e internacionais sendo considerado uma das promessas da Capoeira de alto rendimento do Grupo Muzenza.

Atualmente, Kauê Capoeira integra o Prata da Casa, programa da Secretaria de Esportes que busca valorizar atletas locais. Ele é aluno do Professor Faísca que é seu pai e vice-campeão mundial de Capoeira. A família comemorou a seleção do garoto para a competição.

“Eu avalio essa seleção do Kauê como uma um grande mérito dele mesmo. Ele busca sempre treina bastante e já nasceu competitivo. Então, eu acredito que nada mais justo que ele está entre os melhores. Chegou a vez dele brilhar no palco mais famoso do mundo”, relatou o pai.

Saiba quais foram as conquistas do atleta ponta-grossense:

  • Campeão Mundial Muzenza – 2023
  • Bicampeão da Copa Muzenza- 2022/2023
  • Campeão Hora de Vadiar- 2022
  • Campeão da Copa Oeste de Foz do Iguaçu -2023

Kauê chega ao VMB para mostrar que os títulos recentes não são obras do acaso e que está pronto para pisar no palco do maior espetáculo da Capoeira.

“A sensação de ser chamado para competir no Volta do Mundo- Bambas foi um grande feito. Pois venho desde a segunda edição tentando entrar nessa organização e apesar de todos os meus ganhos em outros campeonatos achei que demoraria mais. Mas como sempre falamos aqui em casa, tudo é no tempo na hora e na vontade de Deus. Agora chegou a minha vez”, disse o atleta.

O garoto tem uma rotina diária de treinamentos intensos focados para disputar campeonatos em diversas regiões do Brasil. Em entrevista ao Portal MZ Notícia, ele explicou como a foi a trajetória dele até ser selecionado.

“Então o processo de seleção acredito que ele foi através dos campeonatos que eu fui ganhando. Como o campeonato Mundial do Grupo Muzenza em 2023. Fui bicampeão da Copa Muzenza, campeão da Copa Oeste. Eu Sempre busquei mandei mensagem para os diretores técnicos para o pessoal que faz parte da diretoria do VMB solicitando uma vaga. Então, daí Graças a Deus, eu acabei sendo selecionado. O processo de seleção deles é através de que você esteja ali na parte competitiva mesmo”, afirmou Kauê.

Ele enfrentará o competidor Besouro que virá de Toronto, no Canadá, para o combate internacional. “Expectativa nossa são as melhores. Até porque já viemos de um certo comprometimento com a parte competitiva da Capoeira algum tempo. Então acredito assim que vai ter aquele choque assim de chegar lá no VMB. Aquele monte de câmera. Mas por outro lado, não vai ser nada diferente do que a gente já tá acostumado. Eu espero que o canadense tenha treinado muito porque o Kauê tá treinando muito”, disse o pai.

A luta entre Kauê e Besouro será realizada no próximo mês no Ginásio Pelezão, localizado na Rua Belmonte, 957 – Alto da Lapa, em São Paulo. O público pode acompanhar o duelo através das redes sociais da organização do evento.