Baixa adesão à vacinação da gripe preocupa Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí
Região Campos Gerais Saúde Vitrine

Baixa adesão à vacinação da gripe preocupa Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí

03/06/2025 | 15:55 Por Redação MZ

A Prefeitura de Carambeí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um levantamento preocupante: apenas 48,5% do público-alvo foi imunizado contra a gripe até o momento. Apesar dos esforços do Departamento de Epidemiologia, menos da metade dos grupos prioritários, idosos, crianças e gestantes, receberam a vacina.

“Já realizamos diversas ações para facilitar o acesso à vacinação, com equipes atuando em escolas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o pré-natal das gestantes e também no Centro do Idoso. Ainda assim, muitas pessoas não compareceram”, explica a enfermeira responsável pela imunização, Gisele de Paula.

Diante do cenário de superlotação nos hospitais do Paraná, causado pelo aumento de casos de gripe, Covid-19 e influenza H1N1, a vacinação torna-se ainda mais urgente. A imunização é a principal forma de prevenir complicações, internações e óbitos associados às doenças respiratórias.
Como nova estratégia, a Secretaria de Saúde realizará busca ativa nos bairros, com os Agentes Comunitários de Saúde visitando residências para incentivar e orientar o público-alvo sobre a importância da vacina.

“Através dos cadastros, vamos identificar quem ainda não se vacinou e fazer esse trabalho diretamente nas comunidades”, acrescenta Gisele.

Números
Segundo o Departamento de Epidemiologia, ainda faltam ser vacinados:
• 1.531 idosos
• 1.058 crianças (de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias)
• 91 gestantes

A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nas Salas de Vacinas do Centro Municipal de Saúde e nas UBSs dos bairros Boqueirão e AFCB.

Da assessoria