Uma jovem de 22 anos entrou em trabalho de parto e precisou ser atendida com urgência pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Ponta Grossa. O caso aconteceu na noite de sábado (5), na região do bairro Uvaranas.
A ocorrência foi inicialmente atendida pela ambulância de suporte básico (Bravo), composta pelo condutor-socorrista Adriano e pela técnica de enfermagem Carla. A jovem entrou em trabalho de parto ainda dentro da residência, e devido à iminência do nascimento, foi solicitado apoio da ambulância de suporte avançado (Alfa), que conta com equipe médica.
No entanto, antes da chegada da equipe da Alfa, o bebê já havia nascido. A recém-nascida, uma menina chamada Ana Laura, veio ao mundo com o apoio e cuidado imediato dos socorristas da equipe básica.
Logo em seguida, a unidade Alfa chegou ao local com o condutor-socorrista Marcelo, a enfermeira Marialva e o médico Dr. Kanashiro, que realizaram a avaliação do estado de saúde da mãe e da bebê. Ambas foram estabilizadas e encaminhadas para a maternidade, em condições estáveis.
Segundo informações , somente no sábado (5) foram registrados três partos de emergência atendidos pelas equipes do Samu em Ponta Grossa — um dado que reforça a importância e a preparação das equipes para lidar com situações de alta complexidade, mesmo fora do ambiente hospitalar.