A vitória de Javier Milei na Argentina é comentada por políticos e personalidades do mundo inteiro. Ele foi eleito, ontem (19), presidente do país pelo partido A Liberdade Avança ao obter 55,6% dos votos.
Com o êxito do libertário, a Argentina encerra um ciclo obscuro marcado pela tragédia econômica da política peronista.
Em publicação na Truth Social, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, afirmou estar orgulhoso do político. “Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente”.
O bilionário Elon Musk também comentou o resultado das eleições. No X, o antigo Twitter, ele reagiu a um post que anunciava a vitória do candidato e ressaltou nos comentários: “A prosperidade está à frente da Argentina”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) parabenizou o povo argentino e disse que “A esperança volta a brilhar na América do Sul”.
Gabriel Boric, presidente do Chile, saudou Milei e reforçou o “respeito e apoio” entre os dois países, além de desejar o “melhor ao povo argentino”. No X, o antigo Twitter, Gustavo Petro, presidente da Colômbia, comentou a vitória da extrema direita: “É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina”.
Segundo ele, o “neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade e não pode responder aos problemas atuais da humanidade”.
Apesar de não parabenizar diretamente o político, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desejou boa sorte e êxito ao novo governo.
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, cumprimentou o presidente eleito: “Temos muito para trabalhar em conjunto e para melhorar nossas relações bilaterais”.
Guillermo Lasso, presidente em fim de mandato do Equador, expôs que “os argentinos elegeram Javier Milei como seu novo presidente em um processo democrático. O Governo do Equador cumprimenta o mandatário eleito e lhe deseja o maior dos sucessos”.
Santiago Peña, presidente do Paraguai, ofereceu a “mão cordial e fraterna” do país com o objetivo de fortalecer as relações entre os países. “Ao grande povo argentino, saúde!
Em nota, a presidência do Peru expressou cumprimentos a Milei e lhe desejou uma gestão de sucesso. “Ao desejar o maior dos sucessos em sua gestão, renova seu compromisso de continuar fortalecendo os laços históricos de amizade e cooperação que unem nossos países”.
Antony Blinken, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, também o parabenizou e revelou que espera trabalhar com ele “nas prioridades compartilhadas”.