O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou nesta sexta-feira (23), sua intenção de se candidatar a vereador na cidade do Rio de Janeiro nas próximas eleições, desde que seja liberado da inelegibilidade no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O processo que pode resultar na exclusão do ex-presidente das eleições por um período de oito anos começou a ser avaliado na quinta-feira (22) e deverá ser finalizado na próxima semana. Seu filho, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), já ocupa uma vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, onde está ininterruptamente desde 2001. Jair Bolsonaro foi vereador na capital entre 1989 e 1991.
“Lógico que eu não quero perder os meus direitos políticos. Até falei outro dia: Tô pensando em ser candidato a vereador no Rio de Janeiro. Qual o problema? Não há demérito nenhum. Até vou me sentir jovem”, afirmou o ex-presidente, em Porto Alegre, durante um evento com apoiadores do PL.
Bolsonaro declarou que, além de considerar uma candidatura em 2024, ele também poderá se lançar novamente como candidato ao Palácio do Planalto “se estiver vivo e elegível”, em 2026.