Brasil despenca em índice de corrupção e tem pior nota desde 2012
Política Vitrine

Brasil despenca em índice de corrupção e tem pior nota desde 2012

11/02/2025 | 09:31 Por redacao mz

Em uma análise recente da Transparência Internacional, o Brasil registrou um declínio significativo no Índice de Percepção da Corrupção, atingindo sua menor pontuação desde o início da série histórica em 2012.

Dentre os 180 países avaliados, o Brasil desceu do 96º lugar em 2022 para o 104º em 2023, e agora caiu ainda mais, alcançando a 107ª posição.

Há uma década, o Brasil estava no mesmo nível que alguns países da União Europeia, como Itália, Grécia, Bulgária e Romênia. Porém, desde então, perdeu 38 posições, ficando próximo a Argélia, Nepal, Tailândia e Turquia.

O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) é amplamente reconhecido como um dos principais indicadores mundiais nesse campo.

A Controladoria Geral da União (CGU) destacou que “estudos internacionais apontam as limitações metodológicas de índices baseados em percepção”.

“Vários organismos internacionais – como a ONU, o G20 e a OCDE – estão discutindo a criação de novas medidas sobre o tema. A corrupção é um fenômeno complexo e nenhum indicador é capaz de captar todos os seus aspectos”, afirmou a CGU.

Adicionalmente, a Controladoria afirmou que “trabalha diariamente para identificar e corrigir riscos de corrupção em políticas públicas, contratações e outras ações do Estado”.

com informações via CNN Brasil

3 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!