Brasil entra na lista de países cotados para testes de ‘vacina’ contra o Alzheimer
Brasil Saúde

Brasil entra na lista de países cotados para testes de ‘vacina’ contra o Alzheimer

04/07/2024 | 17:00 Por Eduarda Malucelli Modificado em 04, julho, 2024 4:01

O Brasil está na lista de países que podem participar dos testes clínicos de um novo tratamento promissor para retardar o avanço do Alzheimer. A fabricante suíça AC Immune iniciou em 2022 os testes do imunizante ACI-24.060 (anti beta-amiloide) e, em 2023, do ACI-35.030 (anti proteína Tau). A fase global desses ensaios clínicos está prevista para começar em 2026.

Andrea Pfeifer, co-fundadora e presidente da AC Immune, destacou a possibilidade de incluir o Brasil na terceira fase dos testes do ACI-24.060. “É a fase quando a pesquisa se torna, definitivamente, um ensaio clínico global e deve acontecer em 2026, ou até mesmo antes disso, dependendo dos resultados deste ano. Por ser um ensaio mundial, serão centenas de países. Tenho certeza que o Brasil será considerado”, disse à Folha de São Paulo.

Os novos medicamentos, que já demonstram resultados promissores, são uma luz de esperança para aqueles que convivem com a doença. Embora sejam chamados de imunizantes, esses tratamentos não atuam como vacinas e não previnem o Alzheimer. Eles são projetados para retardar a progressão da doença, evitando seu rápido avanço.

Administrados por injeção intramuscular, os imunizantes são considerados fáceis de usar, econômicos e sem efeitos colaterais significativos. Os primeiros resultados indicam que o ACI-24.060 conseguiu produzir anticorpos contra a proteína beta-amiloide, que se acumula no cérebro dos pacientes com Alzheimer. “Se conseguirmos interromper ou tratar essa proteína, que representa o estágio inicial do Alzheimer, conseguiremos interromper muitos outros efeitos que agravam a doença”, afirmou Pfeifer. Contudo, uma análise mais abrangente só será possível após um ano de acompanhamento dos pacientes.

O Que é o Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que causa deterioração da função cognitiva e da memória. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil vivem com algum tipo de demência, com 100 mil novos casos diagnosticados anualmente.

 

Com informções: Folha de São Paulo, Portal Rádio Itatiaia e Jacqueline Moura

Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil

2 Comentários

  • you are in reality a good webmaster The website loading velocity is amazing It sort of feels that youre doing any distinctive trick Also The contents are masterwork you have done a fantastic job in this topic

  • fake email disse:

    My brother suggested I might like this blog He was totally right This post actually made my day You can not imagine simply how much time I had spent for this info Thanks

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!