Caixa Econômica libera ‘Saque Calamidade’ para trabalhadores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul
Brasil Economia

Caixa Econômica libera ‘Saque Calamidade’ para trabalhadores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul

11/05/2024 | 17:30 Por Redação Modificado em 11, maio, 2024 5:40

Os trabalhadores residentes em dez municípios do Rio Grande do Sul, incluindo a capital, Porto Alegre, agora podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, conhecido como “Saque Calamidade”. A CAIXA está disponibilizando esse recurso, decorrente das recentes enchentes, através do Aplicativo FGTS.

Os municípios habilitados para o saque calamidade são Agudo, Anta Gorda, Candelária, Encantado, Farroupilha, Feliz, Porto Alegre, Porto Xavier, Santa Tereza e São Marcos. Essa liberação segue o Decreto nº 5.113/2004, que permite o saque para trabalhadores residentes nas áreas afetadas reconhecidas pela Defesa Civil.

Após o reconhecimento de calamidade pública no Rio Grande do Sul pelo Decreto nº 57.596, seguido da Portaria nº 1.354 do MIDR, os municípios podem solicitar o saque calamidade à CAIXA. A equipe da instituição está fornecendo suporte aos municípios afetados para agilizar o processo de habilitação.

Para solicitar o saque, os trabalhadores precisam ter saldo na conta do FGTS. Não há mais prazo mínimo de 12 meses entre os saques na modalidade Calamidade para os residentes nos municípios habilitados em maio. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta.

O processo de solicitação é feito de forma digital pelo Aplicativo FGTS. Os documentos necessários incluem Carteira de Identidade, selfie com o documento de identificação, comprovante de residência e, em alguns casos, certidão de casamento ou escritura pública de união estável. Mais informações podem ser obtidas no site.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!