Ponta Grossa Vitrine

Caminhão Ecoarte faz itinerância com circuito de atividades ligadas à sustentabilidade

28/07/2022 | 15:52 Por Eduardo Matheus Modificado em 28, julho, 2022 3:52

O caminhão vai passar por Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR) e São Paulo (SP) e deve impactar cerca de 7 mil pessoas

blank

Imagine uma carreta multicultural levando um circuito de atividades ligadas à sustentabilidade? Esse é o Caminhão Ecoarte. O projeto será realizado em agosto, passando por cidades do estado de São Paulo e do Paraná. A iniciativa é da NTICS Projetos, patrocinada pela Tetra Pak.

“Vamos usar o lúdico, as dinâmicas de grupo, teatro e até atividades no metaverso para conscientizar, principalmente, as crianças e os jovens, do poder que eles têm na construção de um planeta mais saudável, a partir da transformação do ambiente onde eles vivem”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS.

A primeira parada do Caminhão Ecoarte Itinerante é no município de Monte Mor, na praça Linhão da Paulista, no dia 7 de agosto. Depois, ele segue para Ponta Grossa (PR), com atividades no dia 14 de agosto, no Lago de Olarias.  O último destino é São Paulo, no dia 25 de agosto.

A proposta do projeto é levar até a população atividades que mostrem a importância do consumo consciente e da reciclagem dos resíduos. Em Monte Mor e Ponta Grossa, além da atividade ao ar livre para todos, o caminhão vai passar pelas escolas, impactando crianças da rede pública de ensino entre 6 e 12 anos.

“A sustentabilidade é um dos pilares do nosso negócio e, por meio de ações como esta, queremos levar conscientização às novas gerações sobre a reciclagem das embalagens longa vida e a importância da separação e descarte adequado dos resíduos”, diz Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

Em todas as cidades serão montados circuitos de atividades com seis estações com interações, jogos e muita diversão. Na primeira estação os participantes serão convidados a repensar em suas atitudes diárias, com uma breve introdução sobre reciclagem e ressignificação dos resíduos sólidos.

Nas outras estações, o público será convidado para atividades com materiais reciclados, vídeos imersivos sobre o processo da reciclagem, jogos de tabuleiro e terá acesso a objetos feitos a partir de materiais reciclados, além de experiência com realidade virtual e oficina teatral interativa. 

Além de toda a programação, o Caminhão Ecoarte Itinerante ainda traz uma exposição com imagens de artistas brasileiros, ligadas ao tema da reciclagem e sustentabilidade. A exposição também acontece dentro do caminhão, e as obras foram escolhidas por curadores da NTICS e fazem parte da itinerância. “Valorizamos toda forma de contribuição por um planeta melhor, e a arte é uma expressão genuína do artista”, diz Ana Carolina Xavier. A exposição tem 30 obras de artistas do Brasil.

A participação das atividades no Caminhão Ecoarte Itinerante é gratuita e acontece das 9h às 14h. Para saber mais sobre as estações e como participar, acesse: https://ntics.com.br/ecoarte/home

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Sobre a NTICS Projetos

Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação).

Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.

A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica.

blank

Receba atualizações em seu WhatsApp diariamente! Participe do grupo do Portal MZ Notícia.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


blank

Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!