Eleições 2020 Política Ponta Grossa

Cancelamentos e suspensões impedem mais de 43 mil eleitores de irem às urnas em PG

12/11/2020 | 20:25 Por Notícias Mz Modificado em 12, novembro, 2020 8:25
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), demonstram que Ponta Grossa possui 239.611 eleitores aptos a votarem no pleito municipal em 2020. O número é apenas 1% maior que nas eleições presidenciais de 2018, quando 237.236 ponta-grossenses votaram ou justificaram o voto. O contingente de votantes poderia ser maior, não fora expressivo registro de cancelamentos e suspensões de titulos eleitorais.
Estão vedados a votarem 39.420 cidadãos em razão de cancelamento de seus documentos. O cancelamento do título pode ocorrer, em regra, por ausência às urnas por três eleições consecutivas e pelo não comparecimento à revisão do eleitorado, cujo procedimento visa à comprovação do seu domicílio eleitoral, ocorrida no município de inscrição. Na hipótese da existência de débitos com a Justiça Eleitoral, o valor da multa, se aplicado, é arbitrado pelo juiz eleitoral. A Certidão de Quitação Eleitoral somente poderá ser obtida após a quitação do débito.
Registros suspensos somam 4.004. O título eleitoral pode ser suspenso quando o eleitor esteja em cumprimento do serviço militar obrigatório (conscrito); tenha sido condenado criminalmente com sentença transitada em julgado, condenado por improbidade administrativa ou declarado incapaz para os atos da vida civil (incapacidade civil absoluta). Em tais situações, não poderá votar enquanto durarem os efeitos, tendo os seus direitos políticos suspensos.
Fonte: TRE/PR

 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


blank

Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!