Educação Região Campos Gerais

Castro adere ao Programa Educa Juntos

03/12/2020 | 17:55 Por Notícias Mz Modificado em 03, dezembro, 2020 5:55
O programa tem como objetivo estabelecer estratégias que contribuam para a aprendizagem dos estudantes 

A Prefeitura de Castro e a Secretaria Municipal de Educação assinaram nesta quarta-feira (2) Termo de Adesão ao Programa Educa Juntos do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEED). Assinaram o Termo o vice-prefeito Alvaro Telles, a secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera e a coordenadora pedagógica dos municípios pelo Núcleo Regional de Educação, Adriana Tostanowski.

Ao aderir ao Educa Juntos, os municípios terão acesso ao compartilhamento de estratégias educacionais para a execução dos objetivos do programa como assistência técnica para educação infantil e anos inicias do Ensino Fundamental, como formação continuada para os profissionais; materiais de apoio pedagógico; disponibilização de sistemática de avaliação e monitoramento da aprendizagem dos alunos; Sistema Livro Registro de Classe Online Municípios, além de promoção de medidas que assegurem a articulação pedagógica entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental para evitar a ruptura do processo educacional do estudante na transição do 5.º para o 6º ano.

Em contrapartida, os municípios deverão proporcionar apoio logístico para realização das atividades do programa e disponibilizar equipes técnicas para implementação de estratégias, como orientação aos professores para utilização do material de apoio pedagógico; participação nas formações disponibilizadas pela SEED e cooperar na organização e implementação de oficinas para utilização do material didático.

Também deverão disponibilizar articuladores municipais, responsáveis pela formação dos professores da educação infantil e anos iniciais e representante da Secretaria para participação na formação sobre aplicação das avaliações do SAEP, bem como aplicadores das avaliações.

Os municípios deverão utilizar ainda os dados das avaliações para definir políticas municipais, visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede municipal, e disponibilizar equipamentos de informática com conexão à internet para o Sistema Livro Registro de Classe Online Municípios.

A secretária de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que o programa vem somar às estratégias da secretaria no desenvolvimento de ações para melhorar o aprendizado das crianças. “É mais uma ferramenta para utilizar na condução das atividades de ensino e aprendizagem, visando construir uma educação cada vez melhor para nossos alunos”, disse.

Diretoria de Comunicação Social de Castro

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


blank

Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!