Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Castro na tarde de quarta-feira (06), foi aprovado o requerimento 30/2024, que solicita a instalação de um Campus Universitário Estadual na cidade. O pedido foi aprovado e será encaminhado ao Prefeito Municipal e ao deputado estadual Moacyr Elias Fadel Junior, com o objetivo de atender ao desejo da população por acesso ao ensino superior sem a necessidade de deslocamento para outras cidades.
O texto do requerimento destaca a dificuldade enfrentada pelos munícipes que precisam se deslocar para Irati, Ponta Grossa, Curitiba ou até mesmo fixar residência em outra cidade para estudar. Além disso, ressalta a necessidade de recursos para custear parte do deslocamento, o que representa um desafio para muitas famílias. A proposta é que o Executivo Municipal e o deputado estadual unam esforços para apresentar ao Secretário de Estado de Educação as demandas da população de Castro em relação ao ensino superior.
Outro assunto discutido na sessão foi a solicitação de instalação de proteção para veículos na ponte do Parque Lacustre II, motivada por preocupações com acidentes no local, incluindo um recente que resultou em vítimas fatais. O pedido visa prevenir futuros acidentes e garantir a segurança dos motoristas que utilizam a ponte.
Por fim, o vereador presidente Neto Fadel (Patriota) convidou a comunidade castrense para participar da 1ª Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor de Castro, que será realizada nesta quinta-feira (07), na Câmara Municipal de Castro às 18 horas.