Região Campos Gerais Vitrine

Castro desenvolve ações alusivas ao ‘Setembro Amarelo’

28/09/2021 | 16:31 Por Eduardo Matheus Modificado em 28, setembro, 2021 4:44

O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio e a Rede de Enfrentamento às Violências está realizando atividades durante todo o mês. No Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) Aconchego, os usuários dispõe da ‘Caixinha do desabafo’ em que é possível relatar os sentimentos anonimamente. O objetivo é proporcionar um espaço sigiloso para o alívio das emoções em momento de sofrimento. Se a pessoa se identificar, profissionais podem orientar ou realizar encaminhamentos necessários.

A ‘Teia de frases positivas’ consiste em um barbante amarelo, entrelaçado aleatoriamente em dois pilares, os quais ficam próximos à recepção do equipamento. Nessa teia, estão suspensas frases motivacionais e imagens de girassóis. O girassol é símbolo da luta contra a depressão, doença que está relacionada com a maior parte dos casos de suicídio.
Na recepção do Creas o painel ‘Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução!’ chama a atenção dos usuários e da população para o tema.  Os usuários também podem completar a frase ‘a vida é…’ expostas em outro painel.

Além das atividades, o equipamento disponibiliza material com informações produzidas a partir da faixa etária a qual pertence o público (criança, adolescente, mulher vítima e idoso). Na parte final do material, é solicitado que público desenvolva atividade que reforça o conteúdo. Já a cartilha de primeiros socorros emocionais demonstra que as primeiras ações que podem ser realizadas durante um momento de sofrimento emocional intenso.

O material possui cunho informativo e na última página estão expostos os telefones de canais onde é possível receber apoio em situações de ideações suicida.

De acordo com a coordenadora do Creas Aconchego, Gianna Biassio, o objetivo de toda a ação é chamar a atenção da população para a importância da campanha, além de propiciar e encorajar pessoas que sofrem a buscar ajuda. “A ideia é que as pessoas prestem atenção ao problema e de alguma forma possam ajudar, além de incentivar àqueles que precisam de socorro a buscarem ajuda em momentos de crise”, disse

Fonte: assessoria de imprensa.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!