Massa de ar frio mantém as temperaturas baixas em Ponta Grossa, Castro, Carambeí e municípios da região. Previsão indica sol entre nuvens e períodos de céu encoberto.
A manhã desta terça-feira, 27 de outubro de 2026, começou com temperaturas próximas dos 10°C nos Campos Gerais, devido à presença de uma massa de ar frio sobre o Paraná.
Apesar da estabilidade atmosférica predominante no estado, a previsão indica um dia marcado pela alternância entre aberturas de sol e períodos de maior nebulosidade. Durante a noite, a quantidade de nuvens deve aumentar em diferentes municípios da região.
As condições atingem cidades como Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Palmeira, Tibagi, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Arapoti e Piraí do Sul.
Massa de ar frio provoca manhã gelada no Paraná
Segundo o meteorologista Leonardo Zucuni Furlan, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas ficaram abaixo dos 8°C no extremo Sul do estado durante o amanhecer.
Nos Campos Gerais, os termômetros registraram valores próximos de 10°C, condição também observada na Região Metropolitana de Curitiba e nas regiões Sudeste, Oeste e Sudoeste.
A atuação da massa de ar frio favorece a manutenção das temperaturas mais baixas, especialmente nas primeiras horas do dia.
Ponta Grossa e região terão sol entre muitas nuvens
A previsão para os municípios dos Campos Gerais aponta sol entre muitas nuvens, com momentos de céu nublado ao longo desta terça-feira.
A nebulosidade também deve permanecer durante a noite.
De acordo com o Simepar, a circulação de umidade vinda do oceano contribui para a formação de nuvens baixas entre o Centro-Sul, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, avançando também sobre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro.
Nas regiões Oeste, Noroeste e Central do Paraná, são observadas nuvens em níveis médios e altos da atmosfera.
Mesmo com a presença de nuvens, o tempo permanece estável na maior parte do estado.
Castro pode registrar máxima de 20°C
Em Castro, os termômetros devem variar entre 10°C e 20°C nesta terça-feira.
Não há previsão de chuva para o município.
A umidade relativa do ar deve ficar entre 57% e 94%, enquanto os ventos predominantes sopram de leste, com velocidade aproximada de 14 km/h.
As rajadas podem alcançar 40 km/h ao longo do dia.
O nascer do sol ocorreu às 5h37, e o pôr do sol está previsto para as 18h31.
Confira as condições previstas para outras cidades
A tendência de sol entre nuvens e períodos de céu nublado também se aplica aos seguintes municípios:
- Ponta Grossa: sol entre muitas nuvens, com períodos de céu nublado.
- Carambeí: alternância entre sol e nebulosidade, com aumento de nuvens à noite.
- Palmeira: presença de nuvens durante o dia e períodos de céu encoberto.
- Tibagi: sol entre nuvens e maior nebulosidade no período noturno.
- Telêmaco Borba: períodos de sol intercalados com céu nublado.
- Piraí do Sul: muitas nuvens e momentos de abertura de sol.
- Jaguariaíva: céu com variação de nebulosidade ao longo do dia.
- Arapoti: sol entre muitas nuvens e céu mais nublado à noite.
A massa de ar frio segue influenciando as condições meteorológicas nesta terça-feira, mantendo o amanhecer mais gelado e a presença de nuvens em diferentes pontos dos Campos Gerais.