A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reinaugurou, nesta quinta-feira (11), a Delegacia de Polícia de Castro em novo endereço, agora na região central do município. A mudança teve como objetivo oferecer um espaço com maior facilidade de acesso e melhor estrutura para a população e os servidores.
Com mais de R$ 70 mil em recursos da Prefeitura, aprovados em Lei pela Câmara de Vereadores, o espaço, que é alugado pelo Governo do Estado, foi adequado em três principais setores que contemplam: recepção com ar condicionado; salas para cartórios; sala especial para atender mulheres e crianças vítimas de violência doméstica; ambiente para confecção de Boletim de Ocorrência; sala para investigadores, com acesso restrito; cela para prisões em flagrante; cofre e sala de videoconferência para apresentação dos presos à autoridade judicial, entre outros ambientes na estrutura que tem aproximadamente 160 m².
De acordo com a delegada adjunta da unidade, Renata de Souza Batista, a alteração de sede busca aprimorar o serviço prestado. “Inauguramos a nova sede da Delegacia de Castro com o objetivo de garantir um atendimento de excelência à população”, afirmou.
O delegado titular, Marcondes Alves Ribeiro, destacou que a localização central facilita o deslocamento de moradores de todas as regiões da cidade. “Essa mudança foi pensada em benefício aos moradores, com um local de fácil acesso e estrutura adequada para que todos se sintam seguros ao procurar a Delegacia”, disse.
O delegado-chefe da 13° Subdivisão Policial, Nagib Nassif, ressaltou que o novo espaço permitirá ampliar a qualidade do trabalho realizado. “Antes estávamos em uma delegacia mais afastada e com estrutura limitada. Agora teremos espaço para especializar os serviços e melhorar os resultados obtidos pela Polícia Civil na cidade”, explicou.
Para o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira, a reinauguração fortalece a presença da instituição na região. “A unidade foi totalmente readequada, com ambientes específicos para o atendimento ao público, para os trabalhos de investigação e para as autoridades policiais exercerem suas funções”, afirmou.
Presenças
Estiveram presentes o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso; o presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil; a juíza diretora do Fórum da Comarca de Castro, Viviane Cristina Dietrich; o subcomandante do 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do Exército, Capitão Marinho; o comandante do 2° Pelotão de Bombeiro Militar do Paraná, tenente Paes Junior; o comandante Luciano Fidelis, representando a Guarda Municipal; e o deputado estadual Moacyr Fadel.