A presença de cães soltos nas ruas de Castro voltou a ser motivo de preocupação após um acidente registrado no dia 8 de setembro, no bairro Jardim Alvorada. Um motociclista sofreu queda ao colidir contra um cachorro na Rua Ricardo Nardi Cardoso, durante a noite. A informação foi revelada nas últimas horas, quase um mês após o sinistro.
O condutor sofreu escoriações em várias partes do corpo e relatou prejuízo material de aproximadamente R$ 7 mil devido aos danos causados pela colisão. O animal não resistiu ao impacto.
De acordo com moradores da região, é comum a presença de cães em situação de rua no local, alguns alimentados pela própria comunidade. Nesta semana, ataque a uma mulher grávida que circulava de bicicleta pelo local terminou com a mulher ferida. O caso foi na região do Jardim Araucária, não muito distante do Alvorada.
O tema também chegou ao debate político. O vereador Investigador Pedro informou que já existe a Lei nº 4185/2025, de sua autoria junto com o vereador Jonathan Flugel, que prevê multas a donos que deixarem animais soltos nas vias públicas.
O parlamentar informou que a norma já foi sancionada. A prefeitura explicou em recente reunião com Investigador Pedro que a regulamentação vai ser feita em breve, mas que estuda como definir a fiscalização e a aplicação das penalidades em caso de flagrantes.