Um homem investigado por tráfico de drogas morreu durante o cumprimento de um mandado de prisão na manhã de terça-feira (7), em Telêmaco Borba. A ação foi realizada por equipes do 26º Batalhão da Polícia Militar, em operação integrada com outras forças de segurança.
De acordo com informações oficiais, por volta das 10h, os policiais confirmaram a presença do suspeito em uma residência monitorada e se dirigiram ao local para cumprir a ordem judicial. Durante a abordagem, o homem desobedeceu às ordens e atirou contra os policiais. Diante da agressão, as equipes revidaram. O suspeito foi atingido e, mesmo com o acionamento do socorro médico, teve o óbito constatado no local.
Durante a varredura no imóvel, os policiais encontraram um adolescente escondido no segundo piso. O responsável legal foi acionado e o menor foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos previstos em lei.
No local, foram apreendidos diversos materiais relacionados ao tráfico de entorpecentes:
-
um revólver calibre .38 (com numeração suprimida);
-
aproximadamente 107 g de cocaína em tablete;
-
22 g de cocaína fracionada em 20 porções;
-
226 g de maconha dividida em tabletes;
-
16 comprimidos de ecstasy (cerca de 16 g);
-
uma balança de precisão.
Os procedimentos periciais foram acionados e a cena do confronto foi preservada para análise técnica.
Em nota, o comando do 26º Batalhão da Polícia Militar reiterou o compromisso da corporação com a legalidade e a proteção da população, destacando que o uso da força foi proporcional à agressão sofrida pelos policiais. Também foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos.
A PM reforçou que todos os atos seguiram os protocolos internos, normas legais e garantias de direitos humanos, e que eventuais informações adicionais serão divulgadas às autoridades competentes e à imprensa pelos canais oficiais.