Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, a equipe da 16ª Zona Eleitoral (ZE) relatou, nesta segunda-feira (13), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, os atendimentos às jovens e aos jovens eleitores e a atualização do cadastro biométrico das pessoas que têm procurado o Cartório Eleitoral de Castro.
De acordo com a chefe do Cartório, Fernanda de Araujo, as adolescentes e os adolescentes do município tem procurado a Justiça Eleitoral com regularidade: “É sempre recompensador quando, por intermédio do nosso trabalho, realizamos o alistamento de pessoas para quem o voto é facultativo. Isso significa que o desejo de participar das eleições é espontâneo, que a pessoa deseja contribuir com a democracia”.
Ela também destacou os atendimentos realizados a eleitoras e eleitores que procuram o Cartório para atualizar o cadastro biométrico. “Nós esclarecemos que a imensa maioria do eleitorado paranaense já possui a biometria cadastrada e regular. Apenas 3% do eleitorado precisa fazer a biometria no estado. Mas a equipe do Cartório está a postos para atender quem nos procura”, explicou Fernanda.
TRE-PR e os jovens
O TRE-PR incentiva o alistamento eleitoral dos jovens, reconhecendo a importância da participação cívica de todas as cidadãs e de todos os cidadãos, independentemente da idade. Por meio de campanhas informativas e ações educacionais, a Justiça Eleitoral do Paraná busca engajar essa parcela da população, mostrando a relevância do voto e da participação política para a construção de um futuro democrático e representativo.
Do dia 10 ao dia 14 de novembro, a Justiça Eleitoral do Paraná promoverá a campanha “Voto jovem, seu voto, sua voz”, uma série de eventos voltados ao incentivo à participação de jovens como eleitoras e eleitores.
Biometria
A um ano das eleições gerais de 2026, 267.331 eleitoras e eleitores paranaenses precisam realizar o cadastramento biométrico. O número, que representa 3,19% do eleitorado estadual, de 8.121.127 eleitores, é aproximadamente quatro vezes menor que o índice nacional, de 12,83%. Para mais informações sobre o eleitorado paranaense e brasileiro, acesse a página de estatísticas do TSE.
Para conferir se tem a biometria registrada na Justiça Eleitoral, o eleitor deve acessar o Autoatendimento, clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 6) e, em seguida, informar o número do Título, CPF ou nome completo. Na área de “Comunicado”, aparecerá a informação se a pessoa possui cadastro biométrico. As eleitoras e os eleitores também podem verificar sua situação por meio do app e-Título, disponível nas plataformas Android e iOS.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e da chefe do Cartório da 16ª ZE, estiveram presentes no encontro a servidora do Cartório Magali Wagnitz e a estagiária Ana Carolina Noordegraaf.