PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Castro foi a cidade mais populosa do Paraná em 1872, aponta estudo do Ipardes

Compartilhe:

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) tem um painel interativo com dados completos sobre o censo demográfico do Paraná e seus 399 municípios desde o primeiro levantamento realizado no Brasil, há 153 anos. Disponíveis no site do instituto desde 2024, os dados incluem os censos de 1872 a 2022 e estão dispostos em planilhas, utilizando recursos adicionais de visualização, permitindo consulta mais rápida e fácil pelos usuários.

Na apresentação do material, foram mantidas as tabelas e as escritas originais nas respectivas épocas, além das características e da disponibilidade informacional de cada censo. Os estudos não foram realizados em algumas décadas, especificamente as de 1880, 1910 e 1930. Entretanto, foram levantados nos anos de 1890, 1900 e 1920, ainda sob comando da Direção Geral de Estatística do Império. A partir de 1940, tornaram-se responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um detalhe importante do painel interativo é que o primeiro levantamento censitário de abrangência nacional do Brasil, realizado em 1872, foi conduzido antes da República. Este censo levantou os habitantes no País e estados de pessoas livres ou escravizadas – a escravidão perduraria oficialmente até 1888, embora já houvessem leis que buscassem extingui-la. Este censo também quantificou dados por cor, sexo e outras variáveis solicitadas pelo governo da época. Em termos regionais, o levantamento se limitou aos principais municípios do Estado.

Uma das análises possíveis é ver o tamanho do salto da população, de 126,7 mil pessoas em 1872 para 11,4 milhões em 2022, atualmente a quinta maior do Brasil. Entre o primeiro censo e o de 1980, com um século de diferença, a população do Paraná ganhou 7,5 milhões de pessoas.

Outro dado interessante é que Castro era a cidade mais populosa do Paraná em 1872, com 20 mil habitantes, enquanto Curityba (com Y na época) tinha 12 mil. A futura Capital passou no estudo seguinte, em 1890, chegando a 24 mil habitantes, ano em que Castro caiu para 9º, com 10,3 mil, logo atrás de Tibagy (também com Y na época), com 11,6 mil.

Em 1940, o Censo apontava Garapuava como a segunda cidade mais populosa do Paraná, atrás apenas de Curitiba. Londrina aparecia em terceiro. Em 1950, a segunda cidade mais populosa era Mandaguari, com 101 mil habitantes, atrás de Curitiba, com 180 mil. O Paraná tinha 2,1 milhões de pessoas na época.

O presidente do Ipardes, Jorge Callado, destaca a importância das informações. O painel interativo é um dos 11 BIs que a autarquia possui e toma como base consultas à Biblioteca Virtual. “Os dados permitem retratos e avaliação de evolução da população, o que auxilia na construção e na execução de políticas públicas em todas as áreas. Ao mesmo tempo, é fonte de informação fundamental à iniciativa privada em suas tomadas de decisão, além de servir ao conhecimento da realidade nacional e regional para a sociedade em geral”, explica.

O diretor de Estatística do Ipardes, Marcelo Antônio, ressalta o caráter histórico das informações. “O painel é um instrumento histórico de resgate da história do Paraná, que permite observar a evolução do Estado em termos populacionais desde que as contagens começaram, em 1872”, avalia.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corredores de Castro vão participar da Corrida de São Silvestre
Jovem é detido em Castro com arma de fogo e motocicleta adulterada na Vila Poço Grande
Ciclista fica gravemente ferido após queda em rotatória de Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro
Vazamento compromete abastecimento de água em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE