PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Colecionador tem mais de 3 mil times de futebol de botão e organiza campeonatos de 223 países em Castro

Compartilhe:

O castrense Renato dos Santos Kimieski é apaixonado por futebol desde criança — e encontrou uma forma única de manter viva essa paixão: o futebol de botão. O hobby que começou por volta dos sete anos transformou-se em uma impressionante coleção e em um verdadeiro universo particular do esporte.

Atualmente, Renato possui 3.017 times diferentes, o que representa 30.170 botões catalogados e organizados com precisão. Em um caderno, ele anota o controle de cada equipe, os países de origem e até os resultados dos campeonatos que realiza. “Jogo sozinho, marco os resultados e os artilheiros de todos os jogos no caderninho ainda”, conta.

Renato explica que realiza campeonatos organizados, com classificação, rebaixamento e segunda divisão, inspirando-se no modelo do futebol real. No total, ele administra torneios com 223 países, além de competições com times de todos os estados brasileiros — incluindo clubes extintos que marcaram época no futebol tradicional.

Mesmo se considerando um jogador amador — “não faço parte de nenhuma federação, embora existam federações nacionais e estaduais oficiais” —, o colecionador leva o hobby com dedicação. Ele mesmo cria as artes dos escudos e uniformes, utilizando aplicativos e blogs especializados. “Aprendi a fazer as artes e estou sempre atualizando. Fiz times de todos os países possíveis”, explica.

A coleção começou a ser reconstruída em 2018, após ele perder as peças que possuía na infância. “Comprei quatro times no começo, depois mais 16, e fui traçando metas. Foram praticamente sete anos comprando e montando os novos times”, relembra.

Além dos times de botões, Renato também mantém um grande acervo de revistas Placar e outras publicações antigas de futebol. O próximo passo, segundo ele, é transformar toda essa paixão em um álbum com fotos dos times e continuar ampliando seu universo futebolístico em miniatura.

“É um lazer que virou parte da minha rotina. Cada time tem uma história, e cada jogo que anoto é uma lembrança do quanto o futebol faz parte da minha vida”, resume o colecionador castrense.

Link do Instagram para conhecer e acompanhar o trabalho: https://www.instagram.com/fubora_futebol_de_botao?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

fubora_futebol_de_botao

imagens: Márcio Bueno

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem não resiste e morre após grave acidente na Avenida Ronie Cardoso em Castro
Reflorestamento familiar transforma área no Guartelá em refúgio ambiental nos Campos Gerais
Secretaria de Saúde de Castro esclarece situação sobre fornecimento de insulina e seringas
PCPR prende idoso em flagrante por tráfico de drogas em Castro
Prefeitura atualiza índice de correção fiscal para 2026

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE