PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Saiba o que será votado na sessão desta segunda-feira da Câmara de Vereadores

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Castro realiza, nesta segunda-feira (8), mais uma sessão ordinária com uma extensa pauta de projetos, requerimentos e indicações em tramitação. Entre as matérias desta que é uma das últimas do ano, está a Indicação nº 581/2025, que solicita a instalação de um ponto de ônibus escolar na Rua Espanha, na Colônia Santa Leopoldina, demanda apresentada pelo vereador Investigador Ricardo e voltada à melhoria das condições de transporte dos estudantes da região.

No expediente, serão apreciados projetos enviados pelo Executivo Municipal, como o Projeto de Lei Complementar nº 07/2025, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 53/2016, e os Projetos de Lei nº 179/2025 e 180/2025, que tratam, respectivamente, da cessão de servidores públicos e de alterações nas Diretrizes Orçamentárias para 2026.

Também compõem a pauta diversos requerimentos com pedidos de esclarecimentos e providências em áreas como educação, infraestrutura, energia elétrica, saneamento e políticas públicas. Entre eles, solicitações de estudos para cobertura de quadra escolar, informações sobre quedas recorrentes de energia em comunidades do interior, viabilidade do programa “Moradia Legal” no distrito do Abapã e questionamentos sobre a falta de água em bairros do município.

Na lista de indicações, além do pedido para implantação do ponto de ônibus escolar, constam ainda demandas como a colocação de contêiner de lixo, reparo em bueiros, revitalização do Morro do Cristo, implantação de poço artesiano, alargamento de estrada rural, melhorias na iluminação pública, asfaltamento de vias e fiscalização do uso de patinetes e bicicletas elétricas em espaços públicos.

A sessão também prevê a discussão e votação, em diferentes turnos, de projetos relevantes, como:

  • A nova estrutura hierárquica da Guarda Municipal;

  • A denominação de vias e prédios públicos;

  • A autorização para abertura de créditos especiais e suplementares, que somam recursos importantes para a gestão municipal.

`Por fim, a Câmara apreciará em primeira votação e discussão, a regulamentação do uso de equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, bicicletas motorizadas e congêneres,
em vias públicas, ciclovias e ciclofaixas. A autoria é do presidente Gerson Sutil, que justificou o projeto. “A falta de regulamentação adequada tem resultado em estacionamentos irregulares, obstrução de calçadas, rampas de acessibilidade, e pontos de ônibus, prejudicando principalmente pedestres, idosos, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis. O projeto prevê normas claras de estacionamento e circulação, promovendo uma convivência urbana mais harmônica”, descreveu.

A reunião acontece na sede da Câmara Municipal de Castro, localizada na Rua Coronel Jorge Marcondes, 501, Vila Rio Branco, e deve movimentar o plenário com temas que impactam diretamente o dia a dia da população urbana e rural.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Castro esclarece situação sobre fornecimento de insulina e seringas
PCPR prende idoso em flagrante por tráfico de drogas em Castro
Prefeitura atualiza índice de correção fiscal para 2026
Vagas de emprego disponíveis para hoje em Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE