PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Bispo Dom Bruno presidirá ordenação de jovem do interior de Castro neste domingo; história vocacional emociona a comunidade

Compartilhe:

No interior de Castro, onde as estradas de chão atravessam lavouras e pequenas capelas guardam histórias de fé silenciosa, a vocação de Jefferson Davi Sviercoski Sanchez começou a se insinuar muito antes de ganhar nome. Ele cresceu na comunidade do Tronco, participando da catequese, ajudando nas celebrações, ouvindo os conselhos dos mais velhos e observando com admiração a vida simples da Igreja do interior.
Neste domingo (14), às 15h, a Igreja Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro, acolherá a ordenação presbiteral de Jefferson, em celebração presidida pelo bispo diocesano dom Bruno Elizeu Versari. A cidade, que acompanhou sua formação desde a adolescência, agora se prepara para celebrá-lo como sacerdote.
O início de um chamado que insistiu
O sacerdócio ainda não parecia uma possibilidade real. A primeira provocação veio quando padre Luís Mirkoski, então pároco em Castro, olhou para o jovem Jefferson e perguntou com simplicidade: “Você nunca pensou em ser padre?” A pergunta foi recebida com leveza, quase como brincadeira. Mas, como Jefferson perceberia mais tarde, certos chamados começam como sussurros antes de se tornarem voz.
Ainda na juventude, Jefferson mudou-se para Carambeí, onde passou a participar da Paróquia Imaculada Conceição com entusiasmo e dedicação. Foi ali que a vida comunitária se intensificou e começou a despertar em seu coração inquietações que até então pareciam distantes.
A cena decisiva aconteceu anos depois, durante um retiro de jovens. Na fila para a confissão, ouviu novamente a pergunta que insistia em retornar. Aquilo o desestabilizou. Procurou o vigário de Carambeí, ainda nervoso, para partilhar o que sentia. Ouviu então uma resposta direta, que se tornou parte da sua história vocacional: se quisesse, o padre ligaria para o reitor do seminário naquele instante. Jefferson recuou, assustado, e recebeu o comentário bem-humorado, e preciso, que nunca esqueceu: “Você é um medroso.”
O medo, porém, transformou-se em coragem. A inquietação virou discernimento. Após encontros vocacionais e um processo de escuta interior, Jefferson ingressou no seminário em 2016.
A força da amizade e do caminho partilhado
Foi nos encontros vocacionais que ele conheceu o neo-sacerdote Iuri Nack Buss, com quem desenvolveria uma amizade sólida ao longo de toda a formação. “Somos bem diferentes: eu falo demais e ele é bem reservado”, brinca. As diferenças, no entanto, foram se tornando complemento, apoio e abrigo em fases difíceis.
Durante o propedêutico, filosofia e teologia, os dois partilharam estudos, dúvidas, crises e alegrias. Com outros seminaristas que entraram e saíram ao longo da formação, Jefferson aprendeu que a vocação amadurece também na fraternidade. “Sempre tivemos um ao outro pra conversar, e isso foi essencial”, conta.
O lema: “Eu te vi”
Para a ordenação, Jefferson escolheu o versículo “Eu te vi” (Jo 1,48), para expressar um olhar que o acompanha desde sempre. O trecho faz parte do encontro de Jesus com Natanael, quando Cristo revela ter visto o discípulo antes mesmo de chamá-lo. Jefferson se reconhece nessa passagem. “O olhar de Jesus sempre me acompanhou: na infância, na juventude, no seminário. Minha busca foi corresponder a esse olhar”, afirma.
O lema é, para ele, mais do que uma frase: é a síntese de uma experiência de amor que o precede e o sustenta. “Agora quero olhar nos olhos d’Ele também e dizer: eu também estou vendo. Eu também quero dizer sim.”
A comunidade que prepara o coração
Na semana que antecederam a ordenação, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vive intensamente o desejo de despertar novas vocações. Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, missionários, religiosas e seminaristas visitaram comunidades da paróquia, levando oração e testemunho vocacional.
Na véspera da ordenação, Jefferson fará um passeio ciclístico vocacional, reunindo jovens para um momento de integração e espiritualidade, seguido por uma noite vocacional, com o desejo claro de “colocar a mesma pulguinha atrás da orelha” que um dia o alcançou.
Rezem por nós”: o pedido que atravessa a missão
Às portas do sacerdócio, Jefferson sabe que a caminhada que se abre é exigente e bela. Por isso, faz um pedido simples e sincero à Igreja que o viu crescer: “Peço que rezem por nós e por todas as vocações, porque a oração sustenta a missão.”  Com o coração que se deixa moldar pelo olhar de Cristo, ele segue para o altar onde entregará sua vida ao serviço da Igreja.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Reflorestamento familiar transforma área no Guartelá em refúgio ambiental nos Campos Gerais
Secretaria de Saúde de Castro esclarece situação sobre fornecimento de insulina e seringas
PCPR prende idoso em flagrante por tráfico de drogas em Castro
Prefeitura atualiza índice de correção fiscal para 2026
Vagas de emprego disponíveis para hoje em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE