A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu, nesta semana, um mandado de busca e apreensão com internação provisória contra um adolescente de 17 anos, em Castro. Ele é investigado por ato infracional análogo ao homicídio de um homem de 58 anos, ocorrido no dia 2 de janeiro, no bairro Vila Rosário.
De acordo com a investigação, o crime teria sido motivado por um desentendimento considerado banal, após o adolescente, que conduzia uma bicicleta, atropelar a vítima em via pública. Segundo a delegada da PCPR, Renata Batista, testemunhas relataram que, após o atropelamento, o jovem teria reagido de forma agressiva e atingido a vítima com golpes de faca no peito e no abdômen.
Ainda conforme a polícia, Amado Pinheiro de Lima – o homem agredido, chegou a ser socorrido e transferido para um hospital em Ponta Grossa, mas não resistiu aos ferimentos. Em depoimento, o adolescente alegou legítima defesa, afirmando que teria sido ameaçado pelo homem após o ocorrido.
A Polícia Civil informou que o jovem possui histórico de envolvimento em atos infracionais graves, com registros anteriores por porte ilegal de arma de fogo, ameaça, furto, lesão corporal e lesão corporal contra mulher. Diante da gravidade concreta dos fatos e do padrão de reiteração infracional, a autoridade policial representou pela internação provisória, medida que foi autorizada pelo Judiciário.
Após o cumprimento do mandado, o adolescente foi encaminhado ao Centro de Socioeducação (Cense), onde permanece à disposição da Justiça. Amado era natural e morador de Castro, e seu corpo foi sepultado no dia 4 de janeiro, no Cemitério do Rosário.