O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPAmb/Força Verde) revelou, na quinta-feira (29), a constatação de um dano ambiental em uma propriedade localizada na zona rural de Castro, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. O local exato do ocorrido não foi divulgado pelas autoridades.
De acordo com as informações, a ocorrência foi registrada no dia 27 de janeiro, durante uma fiscalização de rotina realizada por uma equipe da Força Verde. No local, os policiais constataram corte de vegetação nativa e destoca em uma área de 0,569 hectare, utilizada para a construção de dois barracões e uma residência, sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
Diante da infração, o responsável recebeu um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 14 mil, além do embargo da área. Também foi lavrado um boletim de ocorrência, encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Castro para as providências cabíveis.
A APA da Escarpa Devoniana é uma importante unidade de conservação ambiental do Paraná, responsável pela proteção de campos naturais, florestas de araucária, cânions e sítios arqueológicos, localizada entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense. A área é considerada estratégica para a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos do estado.