PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Câmara rejeita projeto de lei que visava doar veículo a sindicato rural em Castro

Compartilhe:

Os vereadores castrenses aprovaram, durante a sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (13), a concessão do título de Utilidade Pública ao Castro Clube de Campo, e também votaram outras pautas, assim como um pedido de vistas e um Projeto de Lei rejeitado.

Segundo a justificativa da proposição — Projeto de Lei nº 85/2025, de autoria do vereador Paulo Roberto Nocera Junior —  a aprovação permitirá que o Clube se torne parceiro ativo da iniciativa pública, ampliando sua estrutura de atendimento e fortalecendo sua atuação social.

Também foram aprovados, em segunda discussão e votação, seis projetos enviados pelo Executivo Municipal:

– Projeto de Lei n.º 86/2025 – Regulamenta a carreira dos auditores de tributos municipais de Castro, em razão da necessidade de corrigir ilegalidades nas carreiras e na remuneração dos profissionais desta categoria. O projeto foi aprovado por 11 votos favoráveis e um contrário.

– Projeto de Lei n.º 94/2025 – Dispõe sobre a carreira e vencimentos dos contadores do Município em função da necessidade de corrigir ilegalidades nas carreiras e na remuneração dos servidores. O PL recebeu 11 votos favoráveis e um contrário.

– Projeto de Lei n.º 101/2025 – Institui o Fundo Municipal de Prevenção e Atendimento a Sinistros da Fração do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná e da Defesa Civil Municipal de Castro (FUMCOB), com a finalidade de garantir recursos financeiros específicos e contínuos para o custeio, manutenção e aprimoramento das ações de prevenção, mitigação e resposta a sinistros no âmbito do Município de Castro;

– Projeto de Lei n.º 119/2025 – altera redação do artigo 2º da Lei nº 1517/2006, para aumento do valor de repasse ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CIMSAÚDE);

– Projeto de Lei n.º 128/2025 – Altera dispositivos da Lei nº 3.689, de 12 de dezembro de 2019, a qual cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FMDPCD) do Município, ficando em consonância com a Lei municipal nº 4.213/2025, que rege sobre a Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal de Castro, em especial os artigos 18 e art 33;

– Projeto de Lei n.º 129/2025 – Altera dispositivos da Lei nº 4.187/2025, que trata da reestruturação e funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) no âmbito do Município, ficando em consonância com a Lei municipal nº 4.213/2025, que rege sobre a Estrutura Organizacional da Prefeitura Municipal, em especial os artigos 18 e art 33.

Em votação única também foram aprovados 15 requerimentos, e enviadas à Prefeitura 12 indicações.

Primeira discussão e votação

Durante a sessão também foi aprovado o Projeto de Lei n.º 126/2025, de autoria do vereador Aldori José Corso, que propõe a criação da Semana do Mutirão de Limpeza no Município, e, três proposições de autoria do Executivo Municipal:

– Projeto de Lei n.º 113/2025 – Altera dispositivo da Lei nº. 3912/2022, que dispõe sobre a Política Municipal, o Conselho e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar;

– Projeto de Lei n.º 132/2025 – Ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado do Paraná e os Municípios do Estado subscritores, com a finalidade de formalizar a constituição e adequação do Consórcio Intergestores Paraná Saúde (CIPS), aos termos do regime previsto na Lei Federal nº 11.107/2005 e sua regulamentação, voltado ao desenvolvimento de ações na área da assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS);

– Projeto de Lei n.º 133/2025 – Autoriza alteração da natureza jurídica do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), de direito privado para direito público, nos termos da Lei Federal nº 11.107, de 6 de abril de 2005.

Projeto rejeitado

Com pareceres contrários emitidos pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pela Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) e pela Procuradoria Jurídica, o Projeto de Lei nº 118/2025, de autoria do Executivo Municipal — que autorizava a doação de um veículo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município — foi rejeitado por unanimidade na primeira discussão e votação.

Vistas

O PL n.º 134/2025, de autoria do  Executivo Municipal – que autoriza concessão de uso de veículo da frota municipal em favor da Rede Feminina de Combate ao Câncer, declarada de utilidade pública, não foi votado. O vereador Levi Napoli pediu vistas, justificando algumas irregularidades, mas que a medida visa corrigir falhas formais.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corredores de Castro vão participar da Corrida de São Silvestre
Jovem é detido em Castro com arma de fogo e motocicleta adulterada na Vila Poço Grande
Ciclista fica gravemente ferido após queda em rotatória de Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro
Vazamento compromete abastecimento de água em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE