A cidade de Castro está entre as participantes da maior edição da Copa de Acesso do Basquete em Cadeira de Rodas, que teve início nesta terça-feira (25) na quadra da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), em Niterói (RJ). O Módulo A movimenta nove equipes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, marcando um dos torneios mais disputados dos últimos anos.
A ADF Castro integra o Grupo A, ao lado de AMA/Olympico (MG), ASSIPED Pantanal Sobre Rodas (MS), ADAU/Erechim (RS) e ADGE (DF). No Grupo B estão ONG/Fundação Municipal de Esportes Campos dos Goytacazes (RJ), BCR Ribeirão Preto (SP), AMDE Cuiabrasa (MT) e AFLODEF (SC).
Na estreia, Castro enfrentou a equipe da AMA/Olympico (MG) e foi superada por 62 a 27 no quinto jogo do dia. O destaque da partida foi Christian Ribeiro, do time mineiro, eleito MVP do confronto.
A primeira fase segue até quinta-feira (27), definindo os classificados para as disputas de medalha. A grande final e a disputa do bronze acontecem na sexta-feira (28). Os quatro melhores colocados garantirão acesso à 2ª Divisão em 2026.
Todos os jogos da Copa de Acesso 2025 são transmitidos ao vivo no canal oficial da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) no YouTube, permitindo que torcedores acompanhem e apoiem a equipe castrense à distância.