PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Castro ganha murais artísticos gigantes como legado de projeto cultural

Compartilhe:

Castro ganhou de presente mais cor e arte nas últimas semanas. Distante 43 km de Ponta Grossa e 157 km de Curitiba, a cidade sediou a 18ª edição do Fábrica de Graffiti. O projeto reuniu 11 artistas visuais para criar 700 m² de murais artísticos, sendo 180 m² realizados na fachada da escola pública Centro Municipal Cavalinho de Pau e 520 m² na fábrica de pincéis da Tigre, patrocinadora do projeto.

Quem passa pelos locais e vê o legado deixado pela intervenção cultural, não imagina o trabalho realizado nos bastidores. Reconhecido por transformar espaços urbanos em verdadeiras galerias a céu aberto, o Fábrica de Graffiti contou com uma equipe de 14 profissionais, incluindo produtores, empreiteiros e videomakers. A ação exigiu três meses de planejamento, da pré-à pós-produção, o que incluía, por exemplo, contabilizar todo o material necessário para a pintura. Os artistas utilizaram 600 latas de tinta spray, 15 latas de tinta látex, 104 corantes, 45 rolos de pintura e 61 pincéis.

Os temas dos murais foram inspirados no esporte e no futuro. A pintura na escola abordou o esporte como ferramenta de transformação na vida da criança, destacando o projeto da tigre na área, “Maestro da Bola”. O objetivo foi ressaltar o impacto positivo do esporte no desenvolvimento humano, inspirando sonhos e fortalecendo valores. Já a intervenção na fábrica da Tigre, com o tema “Pintando o amanhã”, propôs uma reflexão artística sobre o futuro do planeta e a sustentabilidade, conectando o conceito à simbologia dos pincéis produzidos no local.

Além dos murais, a iniciativa contemplou oficinas de arte-educação no CAIC Escola Estadual Jardim das Araucárias, incluindo aulas de desenho, pintura em tela, pintura de muro e dança. Tudo para incentivar a expressão artística e a consciência sobre o papel social do graffiti. Ao todo, 60 alunos participaram de quatro dias de oficina, quando tiveram a oportunidade de aprender técnicas de desenho e pintura e a linguagem da arte de rua.

“Essa é uma cidade rica em cultura e história, e poder deixar uma marca artística em dois espaços tão significativos, uma escola e a fábrica de pincéis da Tigre, é uma honra para todos nós”, afirma a produtora executiva do Fábrica de Graffiti, Paula Mesquita. Para ela, o projeto vai além da estética. “Não se trata apenas de colorir paredes, mas de criar pontes entre artistas, comunidade e empresas parceiras. Em Castro, queremos que cada traço conte uma história, desperte olhares e gere conversas sobre o futuro, a sustentabilidade e o papel transformador da arte”, explica.

Parceira do projeto, a Tigre, por meio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), reforça a importância da iniciativa: “Acreditamos no poder transformador da arte como ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento. Apoiamos com orgulho as ações da Fábrica de Graffiti em Rio Claro, Joinville e, agora, em Castro, no Paraná. Além de revitalizar espaços por meio da arte urbana, o projeto promove a conscientização sobre temas como água e sustentabilidade, envolvendo ativamente os estudantes locais em workshops criativos. É uma forma de despertar talentos, valorizar a região e democratizar o acesso à cultura, também fora dos grandes centros urbanos”, comenta Julio Cesar Franco, executivo do ICRH.
Sobre o Fábrica de Graffiti – Humanizar distritos industriais por meio da arte urbana e democratizar o acesso à arte são os propósitos que movem a Fábrica de Graffiti. Realizando projetos de arte urbana por meio de Leis de Incentivo à Cultura, é responsável pela pintura dos maiores murais de graffiti de Minas Gerais e Bahia e do maior da América Latina, no Rio de Janeiro. Todos os projetos desenvolvidos levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), com igualdade de gênero, práticas ambientais sustentáveis, promoção de educação de qualidade e geração de renda para artistas locais. Saiba mais em www.fabricadegraffiti.com.br.

Sobre o Grupo Tigre

A Tigre é uma multinacional brasileira com 83 anos de história, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, com presença em cerca de 30 países. O portfólio de produtos abrange itens para instalação hidráulica, elétrica, drenagem, acessórios e ferramentas para pintura, além de soluções para tratamento de água e efluentes atendendo os mercados predial, saneamento, irrigação e industrial. O Grupo conta com aproximadamente cinco mil profissionais, 11 unidades de negócios no Brasil e 9 no exterior, localizadas na Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Além da Tigre Materiais e Soluções, fazem parte do grupo as marcas Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, ADS Tigre e TAE – Tigre Água e Efluentes.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corredores de Castro vão participar da Corrida de São Silvestre
Jovem é detido em Castro com arma de fogo e motocicleta adulterada na Vila Poço Grande
Ciclista fica gravemente ferido após queda em rotatória de Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro
Vazamento compromete abastecimento de água em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE