Municípios da região, como Jaguariaíva e Castro, já se preparam para iniciar a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite — doença que afeta principalmente bebês e crianças menores de dois anos. O imunizante, agora disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege os recém-nascidos contra bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida.
A partir do dia 10 de dezembro, as salas de vacinação de Jaguariaíva começam a ofertar a dose para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
Já em Castro, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha antecipadamente, na segunda-feira (8), oferecendo o imunizante em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs):
Bom Jesus, Alvorada, Arapongas, Jeovah Ribeiro, Morada do Sol, Primavera, Marcos Simão, Vila Rosário, Cantagalo, Abapan, Tronco, Guararema, Castrolanda e Socavão.
Não há restrição de idade para que gestantes recebam a vacina.
A importância do imunizante
A bronquiolite é uma infecção que provoca inflamação dos bronquíolos, causando dificuldade para respirar, febre e tosse, sendo especialmente perigosa para crianças menores de dois anos. O VSR é o principal responsável por essa doença, sendo associado a 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças pequenas.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR em 2025, até novembro deste ano.
A vacinação durante a gravidez permite que os anticorpos sejam transferidos para o bebê, garantindo proteção imediata após o nascimento e reduzindo significativamente o risco de hospitalizações.