Em uma noite dedicada à arte e à palavra, a Casa da Cultura Emilia Erichsen recebeu, nesta quarta-feira (12), a abertura da exposição “Crisol de Artes e Letras”, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura com apoio da Prefeitura de Castro. A mostra trouxe ao público uma experiência única de encontro entre poesia e fotografia, reunindo criadores de quatro países latino-americanos em um diálogo que ultrapassa fronteiras e idiomas.
Com curadoria de Carlos Zemek e organização do mestre de cerimônias Daniel Maurício, a mostra apresentou poemas em português e espanhol, tanto na leitura quanto na exibição impressa, acompanhados por fotografias e obras de arte que dialogam com os textos literários. A proposta é oferecer ao público uma experiência artística completa, em que palavra e imagem se complementam e expandem as percepções do visitante. A noite também contou com a participação do músico Naymer Schmidt, que encantou o público com uma apresentação ao piano.
Durante a abertura, o mestre de cerimônias Daniel Maurício representou a Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia (AVIPAF) na entrega das medalhas de mérito cultural a três personalidades que se destacam pela contribuição à cultura de Castro: o secretário municipal de Cultura, Dr. Ronie Cardoso Filho, o diretor de Cultura, Daniel Schendroski Filho, e a poeta, artista plástica e professora Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, também integrante da AVIPAF.
Maria Antonieta destacou a importância do prêmio. “Ele tem a finalidade de conceder Medalha de Mérito Cultural aos poetas, artistas, jornalistas e autoridades que se destacam pelo trabalho em prol da Literatura e das Artes”, explicou. Essa é mais umas das que a premiada professora já recebeu – entre medalhas, troféus e certificados em reconhecimento ao trabalho em prol da cultura e das artes.
A integrante da AVIPAF também explica que desde 2014 dedica mais tempo à arte da escrita, a Literatura, Poesia e Artes plásticas, tendo oito livros publicados, participação em várias obras de Antologias Poéticas, bem como em exposições organizadas pela AVIPAF no Brasil e exterior, em países como Portugal, Argentina (onde já teve obra premiada), Colômbia, Chile, Uruguai e Espanha.
Ela também já publicou dois livros na Literatura Educacional: ‘Instituto Cristão: Arte e Vida’, que foi escrito para comemorar 100 anos da instituição, e o ‘Cavanis no Brasil’, para comemorar os 50 anos da Congregação dos Padres Cavanis no Brasil. Entre os versos escritos, Maria Antonieta explica que “tenho um poema no livro ‘Dos Pequizeiros às Araucárias’, que serviu para uma questão de biologia na prova do Enem 2015 e que até hoje os cursos preparatórios de vestibular utilizam”, finaliza.
A homenagem reconheceu o trabalho de gestão, incentivo e promoção cultural desenvolvido no município, bem como o papel de Maria Antonieta na valorização das artes, da literatura e da educação em Castro.
A exposição “Crisol de Artes e Letras” segue aberta à visitação na Casa da Cultura Emilia Erichsen até o dia 02 de dezembro.