Ponta Grossa se despediu de Maria Ferreira, que faleceu aos 107 anos, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula. Considerada supostamente a mulher mais idosa do município e uma das mais longevas dos Campos Gerais, Maria tinha mais da metade da idade da própria cidade, fundada em 1823.
Natural de Ivaí, Maria nasceu em 3 de junho de 1918. Segundo informações repassadas por pessoas próximas de Dona Maria, a causa da morte estaria relacionada a uma infecção.
De acordo com o Serviço Funerário Municipal de Ponta Grossa, o corpo foi velado na Capela da Funerária Princesa. O sepultamento ficou marcado para a manhã desta quinta-feira (18), no Cemitério Parque Jardim Paraíso.
Um levantamento realizado pela reportagem aponta que casos de falecimentos com 107 anos ou mais são raros em Ponta Grossa e região. Entre os registros recentes consultados pelo Serviço Funerário de Ponta Grossa, estão:
-
uma idosa que faleceu aos 110 anos em abril de 2019,
-
um idoso que morreu aos 107 anos em dezembro de 2021,
-
e outra idosa que chegou aos 109 anos, falecida em junho deste ano, considerada até então a decana do município.
Os quatro óbitos listados eram de pessoas que residiam em Ponta Grossa. De outros municípios, não encontramos falecimentos de idosos com longevas idades.