PUBLICIDADE

Carregando…

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Imigrantes marroquinos chegam a nado em Ceuta e provocam nova crise na fronteira europeia

Compartilhe:

Vídeo mostra grande concentração de jovens marroquinos tentando alcançar o território espanhol. Autoridades discutem medidas para conter a crise migratória.

Multidão tenta atravessar fronteira pelo mar

Um vídeo divulgado pela agência espanhola Atlas News registrou, por volta das 12h (horário local) desta quinta-feira, milhares de jovens marroquinos tentando chegar à cidade espanhola de Ceuta a nado.

As imagens mostram pessoas utilizando boias e, em alguns casos, sendo acompanhadas por uma embarcação da Guarda Costeira durante a travessia.

Migrantes se concentraram no quebra-mar

A gravação mostra uma grande concentração de pessoas no quebra-mar de Tarajal, ponto frequentemente utilizado em tentativas de entrada em Ceuta.

Segundo as imagens, alguns migrantes apresentavam sinais de mal-estar durante a travessia. Diante do elevado número de pessoas, agentes da Guarda Civil espanhola acompanharam a chegada em massa, sem realizar intervenção direta no momento registrado.

Ceuta enfrenta pressão migratória

Ceuta, enclave espanhol localizado no norte da África, é uma das duas únicas fronteiras terrestres da União Europeia com o continente africano, ao lado de Melilla.

Na última semana, mais de 1,5 mil migrantes cruzaram a fronteira. O centro de acolhimento da cidade já opera com sua capacidade máxima, ocupando as 512 vagas disponíveis.

Autoridades discutem medidas

Diante do aumento da pressão migratória, o prefeito de Ceuta, Juan Jesús Vivas, solicitou ao governo espanhol a decretação de estado de emergência e o apoio das Forças Armadas.

O ministro do Interior da Espanha, Fernando Grande-Marlaska, tem visita prevista à cidade nesta sexta-feira para acompanhar a situação e coordenar ações com as autoridades locais.

Espanha e Marrocos reforçam cooperação

Em meio à crise, os governos da Espanha e do Marrocos anunciaram a revisão de medidas voltadas ao retorno imediato de pessoas que ingressarem irregularmente em território espanhol, além do reforço da cooperação na fiscalização das fronteiras.

As discussões ocorrem após decisão do Supremo Tribunal da Espanha que proibiu a devolução sumária de migrantes interceptados no mar.

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Caminhão pega fogo e bloqueia trecho da BR-376 em Guaratuba
Mensagens de Vorcaro revelam relações com Yasmin Brunet, Luciano Huck e Roberto Justus
Governo aprova R$ 6,7 bilhões para obras de recuperação após desastres no RS
Cinco são presos após roubo de carga de presunto avaliada em R$ 500 mil no Paraná
Luiza Erundina, aos 91 anos, é eleita deputada estadual em São Paulo

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE