O prefeito Reinaldo Cardoso, o secretário de Planejamento e Patrimônio, Rodrigo Moraes Silva, e o presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Castro, Bruno Romano, se reuniram com o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, para discutir a possibilidade de trazer graduações para o município.
Segundo o reitor, já existe um espaço disponível em Castro para receber os cursos, e como próximo passo será realizada uma pesquisa de campo para identificar as principais áreas de interesse da população e do mercado, visando ampliar as oportunidades para os jovens da cidade. Miguel Sanches Neto afirmou que será necessário levantar custos e realizar estudos para encaminhar o projeto ao Governo do Estado, que dará o aval final. Ainda, Miguel Sanches Neto diz que o curso tem que impactar o desenvolvimento regional.
O reitor também destacou que seria um sonho trazer novamente a UEPG para Castro. Até 2016, o município contou com o curso de Zootecnia oferecido pela universidade, onde as atividades eram realizadas nas proximidades do Colégio Agrícola Olegário Macedo. A expectativa é que o projeto possa se concretizar até 2027, marcando uma importante conquista para a educação e desenvolvimento local.
Durante a visita à UEPG Uvaranas, a comitiva também prestigiou a Feira de Profissões, que reuniu estudantes e profissionais em busca de informações e oportunidades.