PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Oficina sobre cultivo de plantas medicinais e alimentícias atrai participantes em Castro

Compartilhe:

O resgate de saberes populares sobre plantas medicinais e o potencial nutritivo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) foram o foco de uma oficina gratuita realizada pela Sanepar em Castro. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (26), reunindo 30 participantes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Luiz King, na Vila Santa Cruz.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Castro, a oficina ensinou de forma prática o cultivo, a colheita e o processamento de diversas espécies. A gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, destaca que a atividade se dedica a sanar mitos e dúvidas sobre o uso das plantas medicinais e a abrir um novo horizonte com o potencial das PANCs, que estão facilmente acessíveis na natureza.

“A oficina tem como objetivo promover o conhecimento cultural sobre plantas medicinais e sua manipulação, incentivar o plantio orgânico e a cultura da saúde integrativa, contribuindo para uma sociedade mais sustentável, com respeito pela biodiversidade e sobretudo pela água”, disse.

A atividade chama a atenção para a importância nutricional das PANCs, que muitas vezes são negligenciadas por serem confundidas com ervas daninhas. Espécies nativas como a capuchinha, a ora-pro-nóbis, a serralha e o dente-de-leão crescem espontaneamente e carregam alto teor de nutrientes, incluindo proteínas e vitaminas.

Na oficina, os participantes receberam um kit de jardinagem, mudas e insumos, e aprenderam desde o plantio e manutenção das plantas até o preparo de chás e infusões. Também puderam trocar experiências sobre hábitos tradicionais, como por exemplo o uso da tanchagem para gargarejo e do chá de erva-doce para relaxar recém-nascidos.

Adepta do uso de plantas medicinais, Monica Alves Teixeira aprovou a oficina, ao afirmar que graças aos remédios naturais superou muitos problemas de saúde. “Então gosto de aprender cada vez mais, e considero importante que esse conhecimento chegue para mais pessoas como eu”, disse.

Dona Alesia Schonenborn também gostou da oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre as plantas medicinais e as comestíveis. “A oficina foi muito boa. Explicaram bem sobre como cultivar e preparar, algumas eu não conhecia, como a capuchinha”, contou.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corredores de Castro vão participar da Corrida de São Silvestre
Jovem é detido em Castro com arma de fogo e motocicleta adulterada na Vila Poço Grande
Ciclista fica gravemente ferido após queda em rotatória de Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro
Vazamento compromete abastecimento de água em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE