PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Polêmica envolve viagem do secretário de Saúde de Castro a evento clínico em São Paulo

Compartilhe:

A autorização concedida pela Prefeitura Municipal Castro para que o secretário de Saúde Dr. Matilvani viajasse a São Paulo tem gerado forte polêmica. O gestor recebeu diárias pagas com dinheiro público para participar da XXIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) — um evento totalmente clínico, voltado exclusivamente a médicos da área de gastroenterologia, especialidade que ele exerce em sua clínica particular. Foi entre os dias 13 e 15 de novembro, na capital paulista.

A viagem durou menos de uma semana, período em que o secretário permaneceu fora do município, mesmo ocupando um cargo cuja função é administrativa, voltada à gestão e ao planejamento do SUS, e não à prática clínica. Além disso, Matilvani não atua como médico pela Secretaria de Saúde, nem mesmo em regime afastado. Outro ponto criticado é que a prefeitura custeou R$ 1.100 em diárias, enquanto o próprio secretário, em publicação de sua clínica, agradeceu pela oportunidade afirmando que o compromisso estava ligado à sua clínica médica particular — alimentando ainda mais a controvérsia sobre o uso do recurso público.

Procurada pela reportagem, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura ainda não havia se manifestado para explicar ou justificar a autorização da viagem, o uso do dinheiro público e a relação — ou falta dela — entre o evento clínico e suas atribuições como gestor da Saúde no município.

Posteriormente, enviou uma nota:

“A Prefeitura de Castro esclarece que o secretário Matilvani Moreira participou da XXIV Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, em São Paulo, também representando a Secretaria Municipal de Saúde.

A programação do evento não é totalmente clínica, como foi afirmado. O evento também contou com palestras sobre saúde mental, obesidade, prevenção de doenças, cirurgia robótica, avanços tecnológicos e uso de inteligência artificial. Esses temas estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da rede municipal de saúde pública, considerando que o Sistema Único de Saúde (SUS) está em constante evolução.

Algumas dessas pautas, inclusive, integram estratégias discutidas pela gestão municipal, que visa aprimorar os serviços oferecidos à população por meio da implantação de novas ferramentas e métodos de trabalho.

Sobre valores, a diária foi paga para custear alimentação e transporte durante o evento, em consonância com a legislação municipal. Passagens, inscrição do evento, hospedagem e demais gastos não se incluem neste valor e foram pagas com recursos próprios do secretário”, diz a nota.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corredores de Castro vão participar da Corrida de São Silvestre
Jovem é detido em Castro com arma de fogo e motocicleta adulterada na Vila Poço Grande
Ciclista fica gravemente ferido após queda em rotatória de Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro
Vazamento compromete abastecimento de água em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE