PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Prazo para convenções partidárias das eleições de 2026 começa nesta segunda-feira

Compartilhe:

Partidos têm até 5 de agosto para definir candidatos aos cargos de presidente, governador, senador e deputados.

Convenções definem os candidatos das eleições

Começa nesta segunda-feira (20) o período de convenções partidárias para as eleições de 2026. A etapa é uma das mais importantes do calendário eleitoral, pois é durante as convenções que os partidos oficializam os candidatos que disputarão os cargos em eleição.

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções e encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações dos candidatos e seus respectivos números por meio do Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex).

Escolha de candidatos e coligações

Além da definição dos candidatos, as convenções também servem para formalizar coligações entre partidos e confirmar os números que serão utilizados nas urnas eletrônicas.

Os partidos podem manter o número de legenda utilizado na eleição anterior. Da mesma forma, candidatos que disputam novamente o mesmo cargo têm o direito de utilizar o mesmo número empregado no último pleito.

Nas eleições de 2026, os brasileiros escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

As convenções estaduais definirão os candidatos a governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais, estaduais e distritais. Já as convenções nacionais serão responsáveis pela escolha dos candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República, além da formação de coligações nacionais.

Partidos já divulgaram datas das convenções

Diversas legendas já anunciaram as datas de suas convenções nacionais. Entre elas estão PDT (20 de julho), PL (25 de julho), PSD (26 de julho), MDB (27 de julho), Novo (27 de julho), PCdoB (30 de julho), PSTU (31 de julho), PV (31 de julho), Missão (1º de agosto), PCO (1º de agosto), PSB (2 de agosto) e PT (2 de agosto).

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Castro realiza mutirão ‘Sabadão da Vacina’ na cidade e no interior neste sábado
Corpo encontrado em São José dos Pinhais pode esclarecer desaparecimento de adolescente após 17 meses
Colisão entre Amarok e caminhão deixa dois feridos na PR-151, em Carambeí
Valdemar diz que Bolsonaro decidirá sobre candidatura de Michelle ao Senado pelo DF
Caminhão tomba na PRC-466 e motorista fica ferido em Guarapuava

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE