PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Presidente do TRE-PR visita Castro e acompanha ações da Justiça Eleitoral voltadas à juventude e à biometria

Compartilhe:

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, a equipe da 16ª Zona Eleitoral (ZE) relatou, nesta segunda-feira (13), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, os atendimentos às jovens e aos jovens eleitores e a atualização do cadastro biométrico das pessoas que têm procurado o Cartório Eleitoral de Castro.

De acordo com a chefe do Cartório, Fernanda de Araujo, as adolescentes e os adolescentes do município tem procurado a Justiça Eleitoral com regularidade: “É sempre recompensador quando, por intermédio do nosso trabalho, realizamos o alistamento de pessoas para quem o voto é facultativo. Isso significa que o desejo de participar das eleições é espontâneo, que a pessoa deseja contribuir com a democracia”.

Ela também destacou os atendimentos realizados a eleitoras e eleitores que procuram o Cartório para atualizar o cadastro biométrico. “Nós esclarecemos que a imensa maioria do eleitorado paranaense já possui a biometria cadastrada e regular. Apenas 3% do eleitorado precisa fazer a biometria no estado. Mas a equipe do Cartório está a postos para atender quem nos procura”, explicou Fernanda.

TRE-PR e os jovens

O TRE-PR incentiva o alistamento eleitoral dos jovens, reconhecendo a importância da participação cívica de todas as cidadãs e de todos os cidadãos, independentemente da idade. Por meio de campanhas informativas e ações educacionais, a Justiça Eleitoral do Paraná busca engajar essa parcela da população, mostrando a relevância do voto e da participação política para a construção de um futuro democrático e representativo.

Do dia 10 ao dia 14 de novembro, a Justiça Eleitoral do Paraná promoverá a campanha “Voto jovem, seu voto, sua voz”, uma série de eventos voltados ao incentivo à participação de jovens como eleitoras e eleitores.

Biometria

A um ano das eleições gerais de 2026, 267.331 eleitoras e eleitores paranaenses precisam realizar o cadastramento biométrico. O número, que representa 3,19% do eleitorado estadual, de 8.121.127 eleitores, é aproximadamente quatro vezes menor que o índice nacional, de 12,83%. Para mais informações sobre o eleitorado paranaense e brasileiro, acesse a página de estatísticas do TSE.

Para conferir se tem a biometria registrada na Justiça Eleitoral, o eleitor deve acessar o Autoatendimento, clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 6) e, em seguida, informar o número do Título, CPF ou nome completo. Na área de “Comunicado”, aparecerá a informação se a pessoa possui cadastro biométrico. As eleitoras e os eleitores também podem verificar sua situação por meio do app e-Título, disponível nas plataformas Android e iOS.

Presenças

Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e da chefe do Cartório da 16ª ZE, estiveram presentes no encontro a servidora do Cartório Magali Wagnitz e a estagiária Ana Carolina Noordegraaf.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corredores de Castro vão participar da Corrida de São Silvestre
Jovem é detido em Castro com arma de fogo e motocicleta adulterada na Vila Poço Grande
Ciclista fica gravemente ferido após queda em rotatória de Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro
Vazamento compromete abastecimento de água em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE