PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Saiba o que causou o granizo desta manhã e seus efeitos em Castro

Compartilhe:

O forte temporal de granizo que atingiu Castro na manhã desta terça-feira (26) provocou diversos transtornos tanto na área urbana quanto na rural do município. Segundo o Simepar, o fenômeno foi causado pelo deslocamento de um vórtice ciclônico em altos níveis sobre o Paraná, um sistema de baixa pressão que se forma a cerca de cinco quilômetros de altitude. O meteorologista Allef Matos explica que, ao carregar ar frio, esse tipo de sistema cria o ambiente ideal para tempestades com granizo. Como as temperaturas na superfície estavam mais baixas, as pedras de gelo conseguiram se conservar até tocar o solo, cobrindo de branco várias regiões da cidade.

Entre os danos registrados, houve queda de tetos em estabelecimentos comerciais e igrejas, além de estragos em prédios públicos. Na área da saúde, as Unidades Básicas Araucária e Jeovah Ribeiro, além da Sala de Fisioterapia da Vila Rio Branco, tiveram os atendimentos suspensos nesta terça e quarta-feira (27). Já a UBS Tronco sofreu avarias, mas segue funcionando. Além disso, a paisagem branca mostra o impacto do evento climático no município, tornando uma sensação que era “neve”.

A Defesa Civil iniciou imediatamente o plano de contingência e trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros e equipes das secretarias municipais. O levantamento completo dos prejuízos ainda está em andamento, mas há relatos de danos em bairros como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco, além de comunidades rurais como Passo dos Bois e Tronco.

Apesar da intensidade do temporal, até o momento não há registros de vítimas. O município mantém pontos de apoio e abrigo para quem precisar de auxílio, como a distribuição de telhas, lonas e madeira no Educandário Manoel Ribas, e abrigo no Ginásio Plínio Menarim para famílias desalojadas.

As autoridades orientam que moradores não se exponham em áreas de risco, desliguem a energia elétrica em casas destelhadas e redobrem a atenção no trânsito, já que várias ruas ficaram cobertas de gelo.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corredores de Castro vão participar da Corrida de São Silvestre
Jovem é detido em Castro com arma de fogo e motocicleta adulterada na Vila Poço Grande
Ciclista fica gravemente ferido após queda em rotatória de Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro
Vazamento compromete abastecimento de água em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE