PUBLICIDADE

Tempo

11º – 14º

Castro

Ouça agora:

Search
Close this search box.

Castro
11º, 14º

Ouça agora:

Search
Close this search box.
Trajetória dos quilombolas do ‘Apon’ ganha destaque em mostra fotográfica em Castro

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura de Castro, abre no dia 6 de setembro, às 14 h, na Casa da Praça, a exposição “Passarelas da Memória: Quilombolas da Serra do Apon”, com imagens registradas pela fotojornalista Fernanda Castro ao longo de diferentes períodos em comunidades quilombolas da Serra do Apon.

A mostra tem caráter memorialístico, destacando a história dos escravizados que viveram na região em séculos passados e que hoje são lembrados por seus descendentes.

O trabalho de Fernanda dialoga com o tempo. Em 1978, recém-formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, recebeu do cineasta Valêncio Xavier algumas imagens de quilombos da região e foi incentivada a conhecê-los de perto. Sua primeira visita à Comunidade Remanescente de Quilombo Serra do Apon resultou em registros que marcaram o início de sua trajetória no fotojornalismo.

Somente em 2005, a fotógrafa voltou ao local, reunindo novo material. Em 2025, no retorno mais recente, reencontrou moradores e se surpreendeu ao identificar, entre as pessoas fotografadas, a mesma jovem que havia posado para ela quase cinco décadas antes, agora acompanhada da família.

“Meu objetivo, como fotojornalista, é o de resgatar e manter a memória dos quilombos e dos quilombolas. A questão da negritude me interessa permanentemente, mas a Serra do Apon tem uma particularidade especial: aqui realizei meu primeiro trabalho documentarista e de fotojornalismo”, afirma Fernanda.

O título da exposição, “Passarelas da Memória”, foi inspirado no trabalho do francês Pierre Goupillon, que também se dedica a temas ligados à memória. Para Fernanda, no entanto, o percurso é pessoal: um mergulho nas raízes negras e na preservação de rastros deixados pelos escravizados no passado.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado do Paraná, por meio da Lei Paulo Gustavo, instrumento de incentivo à cultura do Governo Federal.

A exposição permanece aberta para visitação até o dia 5 de outubro, na Casa da Praça.

tags:

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Corredores de Castro vão participar da Corrida de São Silvestre
Jovem é detido em Castro com arma de fogo e motocicleta adulterada na Vila Poço Grande
Ciclista fica gravemente ferido após queda em rotatória de Castro
Falecimentos registrados das últimas horas em Castro
Vazamento compromete abastecimento de água em Castro

MZ Play

Acidente mata dois; veja vídeo
Gastronomia em Balneário Camboriú
Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE