A forte chuva registrada na manhã desta terça-feira (26) causou uma série de transtornos em Castro e na área rural do município. Entre os estragos já confirmados estão quedas de teto em estabelecimentos comerciais e igrejas, além de destelhamentos em diferentes pontos da cidade.
Em alguns comércios, vídeos feitos por clientes e funcionários mostram momentos de desespero: o forro desabando, alagamentos no interior e até curtos-circuitos em instalações elétricas. Um vídeo mostra o teto de um comércio na Avenida Dr. Ronnie Cardoso, região do Jardim Colonial, caindo e provocando o pânico no local. A igreja do Perpétuo Socorro, também no Colonial, foi severamente afetada.
As autoridades informaram que a situação segue em monitoramento. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão em alerta para atender ocorrências e avaliar danos estruturais. Duas rodovias que cortam o município, como a PR-340 -saída para Tibagi, e a PR-151 – entre os kms 291 e 294 (trecho a Carambeí), foram severamente afetadas.
Um balanço oficial com os números de afetados e registros de chamados deve ser divulgado nas próximas horas. Até o fechamento desta matéria, não foi reportado pessoas feridas.
Nota da prefeitura
Por volta das 9 horas da manhã desta terça-feira (26) uma forte chuva de granizo atingiu várias regiões em Castro. Imediatamente, a Defesa Civil do Município começou a aplicar o plano de contingência do órgão para dar atendimento às situações mais críticas, como estragos em telhados e estruturas.
As informações preliminares dão conta de que a chuva atingiu com mais força a região Sul da cidade, impactando áreas rurais como a do Passo dos Bois e Tronco, e na área urbana há indicação de áreas afetadas no Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro e Vila Rio Branco.
Por enquanto, não há relatos de vítimas, mas estão sendo coletadas informações sobre estragos causados em imóveis, inclusive em prédios públicos. Na Saúde, foram registrados estragos nas unidades básicas Jeovah Ribeiro, Tronco e Araucária e no setor de Fisioterapia da Vila Rio Branco.
Toda a equipe da Defesa Civil e funcionários das secretarias de Governo (Departamento de Obras e Serviços), de Assistência Social e de Segurança Pública já paralisaram suas atividades rotineiras para somar esforços no atendimento das demandas que chegam. A Defesa Civil também já atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
Canais e locais de atendimento e apoio:
– Quem estiver em situação de emergência deve ligar para o 193.
– O atendimento posterior, para quem precisa de abrigo, telhas, lonas e madeira, é pelo 153 da Guarda Municipal.
– Ponto de distribuição de telhas, lonas e madeira: Educandário Manoel Ribas.
– Local para abrigo de desalojados: Ginásio Plínio Menarim.
Orientações importantes da Defesa Civil para a população:
– Não se exponha em áreas de risco;
– Desligue imediatamente a energia elétrica de casas destelhadas;
– Redobre a atenção no trânsito, principalmente onde há gelo acumulado na pista.