Cearense é reconhecido como o homem mais velho do mundo aos 112 anos
Brasil Vitrine

Cearense é reconhecido como o homem mais velho do mundo aos 112 anos

26/11/2024 | 12:59 Por redacao mz

Com a morte de John Alfred Tinniswood, o cearense João Marinho Neto agora ostenta o título de homem mais velho do mundo, aos 112 anos e 52 dias, conforme os registros do LongeviQuest. A plataforma se descreve como o principal banco de dados sobre a longevidade global.

João Marinho Neto, anteriormente reconhecido como o homem mais velho do Brasil e da América Latina, nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape, Ceará. Na infância, mudou-se com a família para Apuiarés, onde reside até hoje.

Durante sua juventude, João ajudava na lavoura, cuidando de gados e colhendo frutas. Ele desenvolveu métodos engenhosos para proteger as colheitas, demonstrando desde cedo seu espírito inovador.

João foi casado com Josefa Albano dos Santos, que faleceu em 1994, e juntos tiveram quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (falecida). Posteriormente, com Antonia Rodrigues Moura, teve mais três filhos: Vinícius, Jarbas e Conceição.

Segundo o LongeviQuest, entre os cinco homens mais velhos do mundo, três são brasileiros. Além de João Marinho Neto, o paraibano Josino Levino Ferreira (111 anos e 237 dias) ocupa o segundo lugar, e o paulistano Primo Olivieri (110 anos e 264 dias) está em quinto. O australiano Ken Weeks (111 anos e 52 dias) e o mexicano Hilário Orozco Lemus (111 anos e 23 dias) completam a lista.

John Alfred Tinniswood, o britânico que antes detinha o título de homem mais velho do mundo, faleceu na segunda-feira (25) em Southport, Inglaterra, aos 112 anos. O Guinness World Records confirmou sua morte, relatando que Tinniswood passou seus últimos momentos cercado de música e amor. Ele havia assumido o título em abril, após a morte de Juan Vicente Pérez, e costumava afirmar que sua longevidade era uma questão de “pura sorte”.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!