Chef gaúcho que perdeu restaurantes nas enchentes cozinha para desabrigados no RS
Brasil

Chef gaúcho que perdeu restaurantes nas enchentes cozinha para desabrigados no RS

16/05/2024 | 17:30 Por Redação

“Enquanto não consigo retomar meus negócios, vou seguir cozinhando para essas pessoas”, afirmou Tiago Venturella Both, chef gaúcho que viu seus dois restaurantes serem destruídos pelas enchentes em Porto Alegre. Desde então, ele se dedica a preparar refeições para centenas de desabrigados na cidade.

As enchentes no Rio Grande do Sul já causaram a morte de pelo menos 151 pessoas e deixaram mais de 76,5 mil em abrigos, segundo a Defesa Civil. Both, que perdeu tudo, decidiu usar seu talento culinário para ajudar aqueles que também foram afetados pela tragédia. Ele se voluntariou na Sogipa, um dos clubes tradicionais de Porto Alegre que abriu suas portas para receber desabrigados.

Os restaurantes de Both, localizados no Quarto Distrito, foram invadidos pelas águas do Rio Guaíba. Ele estima que o prejuízo chegue a R$ 100 mil. Desesperado com a situação, decidiu oferecer seu trabalho como chef no abrigo da Sogipa, onde vem coordenando a preparação das refeições para cerca de 250 pessoas por dia.

Com uma equipe de cozinheiros, nutricionistas e voluntários, Both introduziu métodos de gestão de restaurantes para organizar o estoque de alimentos doados e evitar desperdícios. Ele assegura que, apesar das circunstâncias, se esforça para oferecer quatro refeições saborosas por dia  aos desabrigados. “Eu não imaginava que um dia estaria cozinhando em um abrigo para pessoas que perderam tudo”, disse Both, que pretende continuar como voluntário enquanto houver necessidade.

 

Com informações: BBC

Foto: João da Mata

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!