Ponta Grossa

Cidadão, com radar escondido em PG, se passa por funcionário do DNIT

12/11/2020 | 17:54 Por Notícias Mz Modificado em 12, novembro, 2020 5:54

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem com um radar móvel dentro de uma propriedade privada, próximo ao Cará Cará em Ponta Grossa, na BR 153. Quando questionado sobre o motivo de estar com o equipamento no local, ele alega ser funcionário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas não portava nenhuma identificação.

O DNIT de Ponta Grossa informou ao Portal Mz Notícia que não tem conhecimento deste tipo de operação na região e orientou as pessoas a ficarem atentas, já que funcionários do departamento sempre estão identificados.  “O departamento não faz uso de radar móvel na BR 153, mas sim dos radares fixos para a fiscalização. Ao prestar serviços, os funcionários utilizam carros com adesivos de identificação e uniformes com a logo”, comunicou

Além disso, radares escondidos não são mais permitidos, de acordo com Resolução publicada. Qualquer ação de fiscalização, realizada por pessoas sem identificação do órgão responsável, deve ser informada à ouvidoria. A denúncia pode ser realizada clicando aqui.

Radares escondidos estão proibidos

Desde o dia 1º de novembro, radares fixos ou portáteis não podem ficar escondidos nas vias. A Resolução nº 798 foi publicada em setembro pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A Resolução 798 apresenta regras e critérios técnicos para instalação e uso de radares fixos ou portáteis, de forma a evitar que sejam instalados em locais pouco visíveis. A norma determina que os locais em que houver fiscalização de excesso de velocidade por meio de medidores do tipo fixo sejam precedidos de sinalização, de forma a garantir a segurança viária e informar, aos condutores, a velocidade máxima permitida para o local.

Confira o vídeo da denúncia:

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!