Notícia

CimSaúde ultrapassa em 15% meta de atendimentos de 2020

17/11/2020 | 20:30 Por Notícias Mz Modificado em 17, novembro, 2020 8:30

Faltando mais de um mês para a chegada do fim do ano, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) já ultrapassou em 15% a meta de atendimento estipulada pelo COMSUS – Programa de Apoio aos Consórcios de Saúde do Estado. Até agora foram realizados seis mil atendimentos a mais nos ambulatórios de Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

Os dados foram repassados na manhã de hoje durante reunião de avaliação e monitoramento quadrimestral do COMSUS realizada na 3ª Regional de Saúde. “Isso demonstra o nosso esforço em continuar os atendimentos eletivos em tempo de pandemia”, destaca a diretora do Consórcio, Pâmella Costa, lembrando que a maioria das Redes de Atenção à Saúde tiveram cancelados seus atendimentos.

Com a chegada da pandemia, CimSaúde, Regionais e Municípios pactuaram atendimento exclusivo da Rede Materno Infantil por meio do Consórcio. “Com o Hospital Regional atendendo casos de Covid-19, suprimos essa lacuna e não deixamos as gestantes de médio e alto risco desassistidas”, exulta a diretora. A meta que constava no Plano de Trabalho eram 35.618 atendimentos. E até o final do mês de outubro foram 41.217 atendimentos. “Além de suprir, ultrapassamos a meta em 15%”, comemora Pâmella, destacando ainda que os números tendem a crescer devido aos atendimentos que irão ocorrer até o final do ano.

Conforme a diretora, os atendimentos compreendem as consultas com equipes multiprofissionais atuantes nos dois ambulatórios, além de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem pedidos conforme as solicitações médicas. “Com isso buscamos atingir a integralidade no atendimento realizado em cada paciente das Redes neste período de vigência do Convênio entre CimSaúde e Secretaria do Estado da Saúde, com contra partida municipal”, esclarece Pâmela, completando que este trabalho conjunto permitiu a realização de todos os atendimentos e cumprimento do objeto do convênio em execução até final do ano.

Ainda para a avaliação do COMSUS, a diretoria do Consórcio apresentou alguns depoimentos de pacientes atendidos no período. “O feedback dos pacientes assistidos pelas Redes foi muito positivo. Eles veem a importância do cuidado multiprofissional na assistência à saúde, é este cuidado integral que faz toda a diferença em buscarmos melhorias na qualidade de vida dos pacientes assistidos em nossos ambulatórios”, conta Pâmella.

A chefe da SCRACA da 3ª Regional de Saúde, Maria Cristina Antero Diante, também destacou a atuação do Consórcio mesmo diante “do cenário da pandemia que atravessamos durante o ano e estamos atravessando”. “O CimSaúde conseguiu atender as demandas solicitadas pelos municípios superando a Meta do Plano de Trabalho pactuado com o Estado. Trabalhando em conjunto com a Regional e demais municípios vêm exercendo um papel primordial na Assistência à Saúde da População”, avalia.

Durante a reunião, o chefe da 3ª Regional de Saúde do Paraná, Robson Xavier elogiou o trabalho que vem sendo realizado. “A avaliação é muito positiva. A superação da meta demonstra organização e planejamento do Consórcio e dos municípios que deslocaram os pacientes, neste período”, comenta. Além dos trabalhos durante este ano, Xavier adiantou a expectativa de atendimento para o próximo ano. “Ainda estaremos enfrentando a pandemia, mas a expectativa para 2021 é positiva”, prevê, destacando a ampliação significativa de recursos que deve ser injetada via Consórcios, além de nova resolução com nova política de qualificação para consórcios. “Tudo isso significará um ganho para a população”, garante.

 

(Assessoria de Imprensa)

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


blank

Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!